segunda-feira, 25 de abril de 2011

O que é o Chessboxing?

Liverdale é a cidade sede do campeonato mundial de Chessboxing


Após 10 anos, Liverdale volta como cidade sede do campeonato Mundial de Chessboxing (ou, numa tradução livre, Boxe-Xadrez).

O Chessboxing embora poucas pessoas saibam foi inventada por Mark Whitaker em Liverdale no ano de 1953.

Nas escolas o esporte faz parte da grade curricular dos alunos e estimula a agir sempre com estratégia não só no esporte, mas também na vida.

O jogo consiste em 11 rounds de dois minutos de boxe, seguidos de quatro minutos de xadrez, com um minuto de descanso entre eles. Para participar, o atleta tem de figurar entre os 1800 melhores jogadores de xadrez da Federação Internacional. O vencedor será declarado por knockout (KO) ou xeque-mate, por decisão dos juízes ou se o tempo de xadrez for excedido. Em caso de empate, a vitória vai para quem começar o jogo com as pedras pretas.

Nascido em Liverdale e hoje com 37 anos, 1,87 metro de altura e 84,5 quilos, o campeão Klaus Mine, concede uma entrevista exclusiva para Richard Dawson’s Creek do Liverdale Post.

Richard Dawson’s Creek - Como o sr. entrou em contato com o Chessboxing?

Klaus Mine – Em Liverdale, essa cidade maravilhosa, é uma tradição o esporte, desde os tempos de escola eu era o primeiro da classe e sempre fui dedicado em meus treinos, meu pai foi campeão mundial em Chessboxing, com certeza minha inspiração veio dele "Michael Mine".



Richard Dawson’s Creek - O que dói mais: um gancho no queixo ou quando um peão come a sua rainha?

Klaus Mine - Depende do resultado. É muito mais fácil suportar a dor quando você venceu a disputa. Mas, às vezes, erros causam sentimentos ruins como dor física.

Richard Dawson’s Creek - E como você consegue se concentrar no xadrez depois de levar um jab no queixo?

Klaus Mine - Grandes erros acontecem logo depois de um rounde de boxe porque o lutador leva toda sua adrenalina para o tabuleiro, mas ali você tem apenas um objetivo, que é encontrar o melhor movimento, e não é saudável forçar demais!



Richard Dawson’s Creek - Qual a reação das pessoas quando você conta que é um "boxenxadrista"? Elas acham curioso, engraçado ou têm outra reação?

Klaus Mine - A maioria fica surpresa, mas quando eu explico, eles gostam da idéia e a maior parte se interessa.

Richard Dawson’s Creek - A soma do boxe com o xadrez deu no Chessboxing. Que esporte você gostaria que inventassem? Tennis-Sudoku? Volley-Tetris? ou 100 metros-War (Aquele de Vladivostok)

Klaus Mine - Alguns anos atrás, as pessoas riram do Curling (aquele da vasourinha no gelo) e hoje é um esporte olímpico, 100 metros-War realmente é algo muito interessante.

O vídeo abaixo, mostra as imagens sobre o esporte, algumas imagens de Liverdale e o ginásio do Hotel Glória:



Fonte: Liverdale Post

Nenhum comentário: