terça-feira, 19 de abril de 2011

O curioso esporte chamado Sumô

O Sumô (相撲) é um esporte muito curioso, onde dois enormes lutadores que chegam a pesar até 280kg se enfrentam com objetivo de derrubar ou por para fora do ringue o adversário. É esporte nacional do Japão que teve origem naquele país há cerca de 15 séculos. Mas será mesmo?

Coincidência ou não, alguns achados arqueológicos indicam que o sumô está, de alguma forma ligado à Bíblia:

"Ficando ele só; e lutava com ele um homem, até o romper do dia." (Gn 32:24)

Sim, o versículo acima refere-se ao acontecimento no vau de Jaboque, quando Jacó, depois de muitos anos, votava para a casa. (ver a última postagem). Veja abaixo, algumas observações:

  • Foi achada uma estátua da era mesopotâmica (data de 1600a.C.) com detalhe de dois homens se enfrentando. - foi achado no Japão, um vaso (séc. VI) com detalhes semelhantes à estátua mesopotâmica;
  • Segundo um especialista, a definição de Sumô é: "agir com Deus";
  • Etimologicamente, a palavra sumô, em japonês, não tem significado algum, mas, ao abrir Gn 25:26 da Bíblia em hebraico, aparece o termo SheMo, referindo-se a Jacó;
  • A luta começa quando o juiz brada: hakke-yoi, que segundo os japoneses, é apenas um grito de guerra, sem nenhum significado. - Em hebraico, HaKeH YoHY significa empurre-o e vença-o, respectivamente - palavras que caem como luvas à luta de sumô.
  • Segundo o ritual de sumô, jogar sal no ringue, significa purificar o local de luta. Em Nm 18:19, o sal é apresentado como aliança perpétua entre Deus e o povo israelita.
  • No ringue há uma delimitação circular. - Na cultura judaica, a circunferência representa lugar sagrado, onde se mantém contato com Deus.
  • Na província de Ehime, no Japão é realizado hitori-sumô (sumô solitário). Dizem os competidores que é luta com espírito sagrado.
  • Durante o treinamento, os lutadores de sumô exercitam-se golpeando um poste de madeira. Em Dt 16:21, aparece o detestável poste-ídolo, cujo nome era Aserá; algumas traduções grafam Asherá. A palavra poste em japonês é hashirá.

Veja o documentário produzido pela TV japonesa:



Fonte: http://gloria-aleluia.blogspot.com/

Nenhum comentário: