terça-feira, 5 de julho de 2011

W. Klitschko vence David Haye e confirma hegemonia familiar nos pesados

Wladimir Klitschko comemora ao lado do irmão Vitali a unificação de três cinturões

Em um combate parelho, com estratégias cuidadosas e sem nocaute, o ucraniano Wladimir Klitschko conquistou neste sábado, na Alemanha, o cinturão que restava à sua família. Por pontos, o lutador bateu o britânico David Haye e conseguiu a unificação do único título dos pesos pesados que faltava a ele e seu irmão, Vitali.

Com o resultado, Wladimir passa a deter três dos quatro cinturões mais importantes do boxe: Organização Mundial, Federação Internacional e Associação Mundial de Boxe, sendo que este último era de Haye. Vitali é o atual campeão dos pesos pesados pelo Conselho Mundial de Boxe.

Os jurados decidiram por vitória de forma unânime para o ucraniano, mas com uma vantagem muito acima do que foi visto em cima do ringue: 116-110, 117-109 e 118-108.

David Haye teve uma estratégia muito eficiente, com boas esquivas e entradas rápidas para castigar o rosto de Wladimir com bons golpes. No entanto, mesmo com a perda de um ponto por se apoiar no rival, o ucraniano ganhou mais assaltos na visão dos jurados.


O ucraniano conseguiu poucos golpes certeiros e durante toda a luta não conseguiu achar a distância correta para anular a estratégia de agilidade de Haye. Ainda assim, contou com uma abertura de contagem contra o britânico no 11º round, em uma queda polêmica, não causada por golpe.

A luta

Após muita pompa nas apresentações, a luta começou com Wladimir Klitschko mais ofensivo, usando o jab para se aproximar de Haye. O britânico iniciou concentrado, mas foi à lona em um tropeção no primeiro assalto, no único momento que fugiu à normalidade.

Campeão da AMB, Haye adotou uma tática mais defensiva, esquivando-se bem dos golpes de esquerda de Wladimir, tentando anular uma das especialidades do ucraniano. No terceiro e quarto giros, o visitante partiu mais para cima de Klitschko, provocando o ucraniano, acertando bons golpes e conseguindo trocas mais francas em seu favor.

Depois de muitas tentativas frustradas, Wladimir Klitschko enfim conseguiu um bom golpe no quinto assalto, certeiro na cabeça do britânico, voltando a liderar a pontuação da luta. O ucraniano se soltou mais a partir disso e tomou mais as rédeas do confronto.

No início do sétimo assalto, Klitschko teve um ponto retirado por se apoiar no rival. Além disso, um corte na face já prejudicava sua performance, dificultando a situação nos assaltos finais.

Mantendo o sucesso em suas esquivas e entradas rápidas para desferir golpes no rosto do ucraniano, o britânico seguiu com sua tática “feia”, mas eficiente, fugindo com sucesso dos jabs e diretos de Klitschko, que só voltaram a entrar no fim do nono round.

O 11º round começou com lance polêmico. Em uma queda não causada por golpe, o árbitro abriu contagem para Haye. Nem com isso as táticas dos pugilistas se alterou, mesmo que o britânico precisasse mostrar a agilidade do início da luta. O britânico foi para a luta franca no último giro, aceita por Wladimir nos dois minutos finais de combate, com ambos os pugilistas acertando bons golpes.

No fim, os jurados confirmaram a vitória de Klitschko, em casa. Haye, apesar de abatido, mostrou cavalheirismo e reclamou pouco do resultado, cumprimentando Wladimir mesmo após uma guerra de bastidores entre ambos antes do combate, recheada de provocações nos últimos dois anos. O combate seria realizado em 2009, mas demorou dois anos a ser concretizado, após uma lesão nas costas do britânico.

W.Klitschko fala do feito

"Gostaria de ter nocauteado, ainda não estou contente com suas provocações antes da luta, mas a luta fala por si. Ele foi veloz e não me deu chance de nocautear. Eu não me machuquei em nenhum momento e, com meu irmão, atingi o sonho de unificar os títulos dos pesados."

Confira o último round e os resultados



Nenhum comentário: