segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Judo

(O Caminho da Suavidade)


"Aos 18 anos, um jovem japonês chamado Jigoro Kano, que era pequeno e franzino por natureza, começou a praticar o Jiu Jitsu com a intenção de diminuir sua fraqueza física e melhorar sua saúde.
Após meses de prática, suas frustações só foram aumentando, já que o tradicional Jiu Jitsu era uma arte apenas para aqueles dotados de força física. Desta frustação, surgiu a idéia de modificar o tradicional Jiu Jutsu e criar o Ju do. Diferentemente do Jiu Jitsu, que se baseava no shin ken shobu (vencer ou morrer, lutar até a morte), o Ju do se baseava na lenda da origem do estilo Yoshin Ryu (Escola do Coração de Salgueiro), o ceder para vencer. Devido a sua ampla cultura geral, Jigoro Kano foi inserindo princípios da física, como equilíbrio, gravidade, deslocamento e sistema de alavancas, além de importantes ferramentas didático-pedagógicas de ensino, para fazer do Ju do uma arte perfeita e para todos". (Trecho da Coleção Artes Marciais, nº 9 - Ed. On Line)

Ideologias e espíritos

- Quem teme perder já está vencido.
- Somente se aproxima da perfeição quem a procura com constância, sabedoria e, sobretudo humildade.
- Quando verificares com tristeza que não sabes nada, terás feito teu primeiro progresso no aprendizado.
- Nunca te orgulhes de haver vencido a um adversário, ao que venceste hoje poderá derrotar-te amanhã. A única vitória que perdura é a que se conquista sobre a própria ignorância.
- O judoca não se aperfeiçoa para lutar, luta para se aperfeiçoar.
- Conhecer-se é dominar-se, dominar-se é triunfar.
- O judoca é o que possui inteligência para compreender aquilo que lhe ensinam, paciência para ensinar o que aprendeu aos seus semelhantes e fé para acreditar naquilo que não compreende.
- Saber cada dia um pouco mais e usá-lo todos os dias para o bem, esse é o caminho dos verdadeiros judocas.
- Praticar judô é educar a mente a pensar com velocidade e exatidão, bem como o corpo obedecer com justeza. O corpo é uma arma cuja eficiência depende da precisão com que se usa a inteligência.

Entenda melhor assistindo:

Nenhum comentário: