sábado, 12 de fevereiro de 2011

Contra hegemonia do UFC, Strikeforce revive 'charme' do Pride com GP de pesados

Quando o UFC ainda engatinhava junto ao público de MMA, o Pride já era o maior torneio do mundo e brilhava, principalmente, pelas disputas no formato Grand Prix, os GPs. Com o fim do show japonês, o formato ficou relegado a pequenas competições, mas o Strikeforce resolveu reviver o charme dessa disputa com o que tem de melhor. A meta? Bater de frente com o UFC, maior evento do esporte na atualidade.

Começa neste sábado, em Nova Jersey, o GP dos pesos pesados com alguns dos nomes mais importantes do MMA mundial. Nessa primeira perna da disputa, a estrela será o russo Fedor Emelianenko, considerado um dos melhores lutadores de todos os tempos, mas que vem de derrota para Fabrício Werdum. Seu adversário será o também brasileiro Antonio Silva, o Pezão.

O sistema de disputa é muito simples: foi montada uma chave, como nos torneios de mata-mata do futebol, e os confrontos de quartas de final foram sorteados dentre os principais pesos pesados do torneio. Quem vencer, passa à semifinal e o ganhador da decisão receberá o cinturão de campeão do GP. Esse será o golpe mais forte do Strikeforce na tentativa de combater a hegemonia do UFC no cenário do esporte.


O próprio Fedor conquistou boa parte de sua fama ao levar o GP dos pesados do Pride, além do próprio título da categoria no torneio japonês. Essa será a oportunidade de o russo mostrar que ainda pode ser considerado o melhor do mundo depois de sua derrota para Werdum. “Normalmente, assisto minhas lutas apenas uma vez depois delas, mas essa – tenho de assumir – assisti muitas. Muitas sozinho e outras muitas com meus amigos.”

Por outro lado, aos 34 anos, Emelianenko assume que esse Grand Prix do Strikeforce pode ser a disputa final de sua carreira. “Para falar a verdade, eu realmente sinto minha idade e cada vez mais penso em aposentadoria, mas quero lutar tanto tempo quanto eu conseguir. Vou chegar ao fim desse contrato e sendo campeão, podem apostar.”

Mas se Fedor está em busca de afirmação, quem está surfando no bom momento é Fabrício Werdum. O gaúcho vem como estrela do torneio e roubando a cena dos grandes nomes. Mesmo assim, mantém a cautela. “Não posso me considerar um dos favoritos, meu foco agora é apenas meu treinamento. E não é brincadeira, mais devo ter visto mil vezes minha luta com o Fedor, pois ela foi muito importante para mim.”

Além de Emelianenko e Werdum, o GP dos pesados do Strikeforce conta com importantes nomes do MMA como o holandês Alistair Overeem, rival de Fabrício, atual campeão dos pesados do torneio e do GP do K-1; além de dois ex-campeões dos pesados do UFC: o norte-americano Josh Barnett e o bielorrusso Andrei Arlovski.

As próximas pernas das quartas de final da disputa ainda não têm datas oficiais, mas a expectativa é que a seguinte seja em 9 de abril e contando com Werdum x Overeem na luta principal, além de Josh Barnett contra Brett Rogers. Também há a especulação que uma delas ocorra no Japão, no segundo semestre.


O Strikeforce: Fedor Emelianenko vs. Antonio Silva acontece na madrugada deste sábado para domingo, a 1h (de Brasília) e terá transmissão do canal por assinatura HBO Plus.

Nenhum comentário: