quinta-feira, 10 de março de 2011

Muay Thai (Boxe Tailandês) e sua história no Brasil


"Proveniente da Tailândia, o Muay Thai, também conhecido como 'Boxe Tailandês', é considerado o esporte nacional daquele país. De origem milenar, encontra-se profundamente arraigado na sociedade tailandesa e é fortemente representativo de sua cultura. A partir dos anos 1990, adquiriu crescente notoriedade internacional, colocando-se, atualmente, entre as artes marciais mais populares do mundo". (Trecho da Coleção Artes Marciais, nº7 - Ed. On Line)



História do Muay Thai no Brasil

Como tudo Começou

1979 Nelio Naja introduziu o Muay Thai na época mais conhecido como Boxe Tailandês no Brasil. Reuniu um grupo de faixas pretas de TaeKwonDo, entre eles os Mestres Luiz Alves , Flavio Molina (em memória), Narany, em Curitiba Rudimar Fedrigo .

1980 foi fundada a primeira associação de Muay Thai onde tinha como Presidente o Grão Mestre Flavio Molina (em memória).

1981 aconteceu o primeiro campeonato Interestadual no Rio de Janeiro no Bérro Dágua onde hoje é academia Nobre Arte, entre Rio de Janeiro vs Curitiba, onde Rio de Janeiro foi a campeã. Ainda em 1981 o Fundador e Presidente da CBMT Grão Mestre Luiz Alves fazia a sua estréia como lutador de Muay Thai, foi no desafio Rio Curitiba, onde venceu por pontos o atleta de Curitiba.

1982 acontecia o segundo Interestadual no Rio de Janeiro no Clube Morisco no bairro de Botafogo entre Rio de Janeiro vs São Paulo onde a cidade do Rio de Janeiro foi a campeã .

1984 realizado o primeiro torneio Carioca de Muay Thai e nesse mesmo ano aconteceu mais um interestadual só que dessa vez foi em Curitiba entre Rio de Janeiro vs Curitiba, a cidade campeão foi Curitiba. Ainda na década de 80, começa a nascer a primeira turma de atletas do Grão Mestre Luiz Alves entre eles estava o Mestre Artur Mariano.

1987 foi fundada a primeira Federação da Historia do Brasil de Muay Thai, a Federação Carioca de Muay Thai, fundada pelo Grão Mestre Luiz Alves. O Muay Thai vinha crescendo de uma forma muita forte e sólida.

1994 até 1998 foi um momento difícil para o Muay Thai brasileiro, muitos professores da modalidade largaram para trabalhar com outros segmentos e outros para trabalhar com o Boxe. A modalidade passava por muitas dificuldades, os alunos já não lotavam as academias como antes, os patrocínios para os eventos já não existia,.

1999 atletas de Jiu Jitsu e praticantes de MMA se rendiam as técnicas do Muay Thai.

Procurando muitos professores da modalidade, o Muay Thai voltava a evidencia pelos atletas de outras modalidades.

2000 Mestre Artur Mariano chegava da Holanda onde passou dois anos treinando e lutando a modalidade e com a autorização do Grão Mestre Luiz Alves ingressava na Federação Carioca de Muay Thai como Presidente.

2003 acontecia o primeiro evento de MMA a colocar lutas de Muay Thai num evento de Mix Martial Arts. O eventoKnock MMA e Muay Thai fazia uma abertura de quatro lutas de Muay Thai e seis de MMA.

O promotor responsável na parte de lutas era o Mestre Artur Mariano.

A partir daí outros eventos começaram a enxergar a força da modalidade.

2004 a Confederação Brasileira de Muay Thai fazia um mega evento dentro do Tijuca Tênis Clube no Rio de Janeiro. Nesse evento a CBMT teve um prejuízo financeiro, que abalou a entidade. Nesse mesmo ano a Confederação seguia para Belém do Pará, pois fazia um circuito nacional, passando nas principais localidades onde o Muay Thai era forte. O evento conseguiu se bancar mas a entidade não agüentou o baque sofrido a meses atrás no Tijuca Tênis Clube e teve que parar com os eventos para rever os acontecidos.

2006 acontecia uma reunião que iria definitivamente mudar os ramos do Muay Thai no Brasil, os principais dirigentes da CBMT, Grão Mestre Luiz Alves e o Secretário Geral Nacional Mestre Artur Mariano, definiram os novos rumos da modalidade, tendo uma linha de simplicidade e clareza. Através desta metodologia foi feito eventos sem glamour em lugares simples, mas com a preocupação com a integridade dos atletas, trazia sempre dentro dos eventos médico e ambulância e com uma premiação com um medalhão com o brasão da entidade.

2007 o ano que veio mostrar a força da entidade na administração do Muay Thai no Brasil. Com eventos em dois em dois meses foram feitos o Brasil GP, Copa do Brasil, Copa dos Campeões, Copa Luiz Alves, Brasileiro de Estreantes e Brasileiro Finais onde foi definido os campeões Brasileiros de 2007.

Nascia o primeiro jornal exclusivo para o Muay Thai no Brasil, o Muay Thai News, um informativo da CBMT.

Pelos trabalhos prestados pela CBMT, rendeu aos dirigentes Grão Mestre Luiz Alves e o Mestre Artur Mariano a maior comenda esportiva da cidade a medalha Pan-americana da câmara municipal do Rio de Janeiro.

Os dois dirigentes receberam um convite da editora On line para escrever um livro técnico de Muay Thai onde foi lançado no mês de Abril.

Nesse mesmo ano a Ministério dos Esportes fechou uma parceria com a CBMT.

2008 através do que foi mostrado, a Confederação Brasileira de Muay Thai ganhou uma credibilidade muito difícil de ser conquistada num pais que não existe apoio a esportes amadores. Consquistando que o Ministério dos Esportes liberasse bolsa atleta para os campeões de 2008, um núcleo de treinamento de excelência para CBMT onde atletas filiados poderão treinar sem custo algum, para ser implantado nesse ano.

Fechou parceria com grandes marcas como a ECKO Unltd, Pretorian, Vizzo Wall entre outras.

Hoje o Muay Thai é uma unanimidade das lutas em pé e a Confederação Brasileira de Muay Thai conquistou um espaço de credibilidade jamais conquistado.


Significado das palavras no MUAY THAI:

MUAY THAI

Arte livre.

MONGKON

É uma corda trançada em forma de coroa com uma ponta que é usada e colocada na cabeça dos lutadores, na qual pertence ao seu treinador. É retirado pelo treinador antes de se iniciar o combate e simboliza toda a energia, gratidão e dedicação daquela escola com o passar dos anos, ou seja, o Mongkon é o símbolo material da perseverança e honra de seus ancestrais.

RAM MUAY

É uma dança e o rítmo musical tocado, um ritual que antecede um combate. O Muay Thai segue a doutrina budista em suas saudações e costumes. Seu ritmo lento cujos movimentos servem de concentração para ambos os lutadores, sendo acompanhado por uma musica típica tailandesa após o WAI KRU (a baixo verá significado), o boxeador ajoelha-se com a face voltada em direção à sua escola, cobre os olhos com as luvas e recita curtas orações (cada escola tem sua forma de apresentação, executando movimentos diferentes).

KRUANG ou PRAJIED

É uma corda trançada que é usada em um ou nos dois braços (bíceps) do boxeador. Na qual tem a finalidade de mostrar o nível de graduação do boxeador. Segundo os tailandeses, após benzê-lo e fazer alguns banhos com ervas sagradas, tem a finalidade de proteger o lutador. Na Tailândia o Prajied é usado como proteção e também como graduação no Brasil.

WAI KRU

Significa respeito ao professor (Whai Significa respeito e Kru Significa Professor), é um ritual característico do Muay thai, que resume claramente a essência espiritual e cultural dos ancestrais guerreiros tailandeses. O Whai Kru é realizado sempre antes do inicio das lutas e é acompanhado pela musica tradicional tailandesa que possui um ritmo lento e marcado.

FILOSOFIA DO MUAY THAI (SAUDAÇÕES):

A Confederação Brasileira de Muay Thai e todos os praticantes no Brasil utilizam o sistema tailandês de saudação, ao entrar e sair do local sagrado de treino, assim como, ao ver o treinador e colegas de treino, o aluno saúda a todos com a expressão Muay Thai , Thai ou Ossi, que significa todo o respeito ao próximo, ao local de treino, alunos, atletas, Instrutores, Professores, Mestres e Grão Mestres.

Hierarquia:

Desde quando o Muay Thai se iniciou no Brasil no ano de 1979, foi colocada uma graduação somente usada aqui (que antigamente era usada em forma de faixa na cintura). Há quatorze anos que é utilizado o Kruang (Prajied), uma corda no braço esquerdo do lado do coração com a mesma coloração que foi definida em 1979. No Brasil existe uma hierarquia formada através dos anos de dedicação onde existe cinco tipos de graduação: O aluno se enquadra da graduação branca até azul clara ponta azul escura; quando chega na graduação azul escura se torna um Instrutor que poderá dar aulas com a autorização da CBMT e na seqüência o da graduação azul escura ponta preta; quando se torna grau preta o atleta é denominado professor; depois existem os Mestres e Grão Mestre.

GRADUAÇÃO NO BRASIL:

BRANCA

BRANCA PONTA VERMELHA

VERMELHA

VERMELHA PONTA AZUL CLARA

AZUL CLARA

AZUL CLARA PONTA AZUL ESCURA

AZUL ESCURA (INSTRUTOR)

AZULESCURA PONTA PRETA (INSTRUTOR MASTER)

PRETA (PROFESSOR)

PRETA E BRANCA (MESTRE)

PRETA BRANCA E VERMELHA (GRÃO MESTRE)


Fonte: Confederação Brasileira de Muay Thai

Entenda melhor assistindo um trecho do filme "Ong-Bak: Muay Thai Warrior":



Veja também um vídeo de Ramon Dekkers, oito vezes campeão mundial de Muay Thai:



O holandês Ramon Dekkers foi o lutador estrangeiro de Muay Thai mais famoso na Tailândia durante os anos noventa. Oito vezes campeão mundial, foi também o primeiro estrangeiro a ganhar “Muay Thai Fighter of the Year” na Tailândia.

E, para finalizar, veja o que rolou na Copa do Brasil de Muay Thai (13/06/09) e os melhores momentos da Copa Luiz Alves (12/06/10), realizados pela Confederação Brasileira de Muay Thai (CBMT):

Copa do Brasil de Muay Thai (13/06/09):


Copa Luiz Alves (12/06/10):

3 comentários:

Allan disse...

Minha Arte marcial (não sou daqueles que misturam as artes marcias MMA, nada contra quem faz isso), cliquei no link por causa disso e gostei do post

Samoel Filho disse...

Muito bom o Post.Vou começar as aulas hoje,e tinha algumas duvidas.
Parabéns

Anônimo disse...

muito bom mesmo muay thay gostei muito