quinta-feira, 24 de março de 2011

Brasil busca novos nomes no taekwondo para os Jogos Pan-Americanos

A seleção brasileira de taekwondo já voltará a atenção para os Jogos Pan-Americanos a partir desta sexta-feira. A equipe nacional disputará a seletiva do torneio em Lima (Peru) com a missão de revelar novos nomes e evitar a dependência de antigos medalhões da modalidade.

Ao todo, o Brasil será representado por oito atletas nas quatro categorias de cada classe. Entre os homens, tentarão a vaga Márcio Wenceslau (até 58 kg), Diogo Silva (até 68 kg), Douglas Marcelino (até 80 kg) e Leonardo dos Santos (acima de 80 kg).

Já entre as mulheres, o Brasil será representado por Kátia Arakaki (até 49 kg), Josiane Lima (até 57 kg), Raphaella Galacho (até 67 kg) e Helloraine Paiva (acima de 67 kg).

A grande baixa da seleção será Natália Falavigna, que passou por uma cirurgia no joelho direito e está fora da seletiva. Bronze nas Olimpíadas de Pequim, a atleta do Fluminense só deverá voltar a competir na metade so segundo semestre.

Dos oito nomes, três disputaram os Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro em 2007. Márcio Wenceslau, Diogo Silva e Leonardo dos Santos conquistaram medalhas de prata, ouro e bronze, respectivamente, e quatro anos depois continuam como os grandes nomes do taewkondo masculino no Brasil.

“A renovação está acontecendo de maneira devagar, mas está acontecendo. Nossa equipe B também é muito forte, do mesmo nível da A. Estamos bem servidos em todas as categorias e confiantes para ir bem na seletiva”, afirmou o terceiro colocado do ranking mundial Márcio Wenceslau em entrevista ao UOL Esporte.

O torneio em Lima colocará 48 vagas do Pan-Americano de Guadalajara em disputa, sendo 12 por categoria. O grande desfalque da equipe nacional será o da ex-campeã mundial e medalhista olímpica Natália Falavigna. A atleta do Fluminense passou por uma cirurgia no joelho direito recentemente e está fora da seletiva e dos Jogos no México.

Além dos atletas, a comissão verde-amarela seguiu para Lima no início da semana com Carlos Fernandes (chefe da delegação), Jadir Fialho Figueira (gerente da equipe), Fernando Madureira (técnico), Carmem Carolina Leocádio (técnica) e Lucas Maciel Rabello (médico).

Fonte: UOL Esporte

Nenhum comentário: