segunda-feira, 14 de março de 2011

Rickson Gracie, um dos maiores nomes do Jiu-Jitsu

Rickson Gracie

Biografia

Nascido no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro a 20 de novembro de 1958, é um artista marcial e ex-lutador de MMA e vale-tudo.

Possui o 7º dan de em Jiu-Jitsu brasileiro. É o mais vitorioso membro da renomada família Gracie no Jiu-Jitsu, sendo considerado por muitos uma lenda da "arte-suave".

É o terceiro filho de Hélio Gracie. Sua família foi responsável pela criação de um sistema de combate denominado de Jiu-Jitsu Brasileiro ou Jiu-Jitsu Gracie, que basicamente usa o peso e a força do adversário contra ele mesmo. Essa característica da luta possibilita que um lutador, mesmo sendo menor que o oponente, consiga vencer. Outra característica marcante o diferencia de outras artes: suas avançadas técnicas de luta de chão, com as quais é possível finalizar um adversário por meio de uma queda. É possível também o uso de torções com ambos deitados.

Rickson e sua família venceram diversos desafios no Brasil durante décadas, numa época em que o vale-tudo era brutal, por isso a família Gracie é sinônimo de temidos lutadores e odiados e idolatrados por muitos, mesmo em sua terra natal. É na década de 80 que sua família criou a prática de invadir academias de outras lutas e desafiar para lutas sem regras os mestres, na frente de seus discípulos de artes marciais.

Características de suas lutas

Rickson se declara invicto; polêmicas à parte, o fato é que muitas de suas lutas não têm registro.

Mas é incontestável que Rickson possuía uma impressionante técnica e maneira peculiar de derrubar o oponente, sempre impunha a sua maneira de lutar frente aos demais com superioridade e conseguia anular facilmente seus oponentes, vencendo sempre por nocaute ou finalização num curto espaço de tempo. Nos campeonatos de Vale-tudo que disputou no Japão, foi consagrado vencedor, saindo de suas lutas totalmente ileso.

Entrevista com Rickson Gracie

Abaixo, uma excelente entrevista com Rickson Gracie, um dos maiores nomes das artes marciais:



Para relembrar...

Veja também algumas das grandes finalizações de Rickson Gracie:



Curiosidades

- De uma maneira amorosa, seu maior "rival" em sua infância foi seu querido irmão Royce Gracie; nas festinhas da família, Hélio Gracie, para demonstrar as técnicas dos meninos à família, os colocavam para lutar.

- Apesar de ser extremamente técnico, Nakai foi o único adversário mais leve que Rickson (71 kg).

- Na sua última luta em MMA, contra Funaki, Rickson se lesionou após receber um direto no olho, teve uma retração do nervo ótico e lutou sem enxergar com os dois olhos por um tempo.

- Rickson aprimorou o Jiu-Jitsu e criou técnicas novas, fruto de seus incontáveis combates.
O grande campeão Randy Couture, antes de entrar no MMA, foi até a academia de Rickson para receber alguns ensinamentos dele, Rickson o finalizou facilmente diversas vezes seguidas.

- Rickson Gracie invadiu a academia de Marco Ruas, que posteriormente veio a ser vencedor do UFC para desafiá-lo, Ruas pediu 3 meses para se preparar e Rickson respondeu "Eu já nasci pronto!!". Muitas lendas giram em torno disso. Para os fãs de Rickson, Marco Ruas correu do duelo. Para os fãs de Marco Ruas, Rickson correu do duelo.

- Seu maior adversário, foi a morte de seu filho Rockson, vítima de overdose. A partir desse momento, Rickson se abateu e nunca mais pisou nos ringues para lutar.

- Fez uma pequena ponta no filme "The Incredible Hulk", no qual é instrutor de Bruce Banner. No filme é retratado como um instrutor de aikidô e não de jiu-jitsu.

5 comentários:

Luciano Vilela disse...

Muito legal seu post. Também acredito que o Rickson deva ser uns dos maiores lutadores de Jiu-Jitsu de todos os tempos. Mas, complementando seu post, nos idos dos anos 70/80 existiram dois lutadores que bateram de frente contra o Rickson, um era seu próprio primo Rolls Gracie, que conforme algumas pessoas que viram finalizar o Rickson várias vezes nos treinos. E o Sergio Penha, que foi a única pessoa a quase ganhar do Rickson, essa luta já foi descrita na Tatame.
Parabens pelo post.

Anônimo disse...

o estilo bjj desenvolvido tão bem por rickson na verdade é derivado do judo antigo, este sim vindo de vários estilos de jujitsu.mesmo assim ele e seu irmaão royce, bem como royler e outros gracie evoluiram muito, de brigões de rua a grandes e respeitáveis atletas e cidadoes.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Grande mestre,me inspira completamente,sempre me emociono ao ver seus depoimentos..da para ver a garra do campeao nos ringues e no jiu jitsu nem comento é extrema técnica!!!