quinta-feira, 24 de março de 2011

A história do Wing Chun

A História do Wing Chun citada abaixo é baseada nas histórias contadas pelo Mestre Ip Ching (um dos filhos do Grande Mestre Ip Man).

Diz a lenda que Ving Tsun (Wing Chun) foi desenvolvido por Ng Mui, uma abadessa budista, num monastério Shaolin em Monte Sung, na província de Honan. Durante o governo do Imperador K’angshi na Dinastia Ching (1662-1722), o governo Manchu temeu o crescente poder do Monastério de Shaolin e atacou-o. Após várias tentativas falhadas, o exército Manchu finalmente conseguiu queimar o monastério, que foi ao chão. Os monges sobreviventes fugiram e se dispersaram, entre eles, Ng Mui. Apesar de se refugiar em um Templo Shaolin no Monte Tai Leung, Ng Mui conheceu Yim Wing Chun, a filha de um mercador em uma vila próxima. Yim Wing Chun tinha atraído a atenção de um valentão local, assim Ng Mui levou Yim Wing Chun sob sua tutela e lhe apresentou o Kung Fu. Ng Mui havia percebido vários pontos fracos de outros sistemas de Kung Fu de Shaolin, por isso desenvolveu e ensinou a Yim Wing Chun uma nova arte. Conforme o tempo passou, o sistema de Kung Fu se tornaria conhecido como Wing Chun, a primeira aluna de Ng Mui.

Ng Mui

Agora, se Ng Mui e Yim Wing Chun existiram ou não, realmente não sabemos, pois não existem provas. O mais antigo praticante de Wing Chun que existe relatado e está documentado na história dos livros da ópera chinesa é Tan Sau Ng. Diz que sua técnica ‘Tan sau‘ era “inigualável em todo o país”. Mas pouco se sabe de Tan Sau Ng.

Yim Wing Chun

Há um outro documento que diz que Wong Wa Bo era um ator de uma ópera, que viajou no “Barco Vermelho” e que sabia Wing Chun (alguns dizem que ele aprendeu de Leung Lan Kwai). Durante suas viagens, ele disse ter conhecido Leung Ye Tay, que trabalhou no pólo do seu barco, ou seja, ele empurrava as embarcações em vias navegáveis. Leung Ye Tay foi também um estudante de Kung Fu, e tinha aprendido o ‘Lok Dim Boon Kwan’ (Técnica de Bastão longo do Wing Chun) de Gee Shin, que tinha a fama de ser um dos cinco monges mais velhos que escaparam da queima do Monastério de Shaolin . Wong Wa Bo e Leung Ye Tay trocaram técnicas, e juntos refinaram as aplicações e os princípios do Wing Chun, como a teoria da linha central, a economia de movimento, e assim por diante.

Leung Ye Tai eventualmente ensinou o sistema Wing Chun ao Dr. Leung Jan de ‘Fatsan’, localizada no sul da China. Leung Jan era um farmacêutico de profissão e teve uma vida boa e culta. Leung Jan tornou-se um lutador de Wing Chun e trouxe a atenção do público para a arte do Wing Chun. Leung Jan passou seus conhecimentos para seus dois filhos, Leung Chun e Leung Bik, e um vendedor de rua com o nome de Chan Wa Shun. Chan foi relatado como um homem das ruas e não era bem educado, e teve inúmeras oportunidades para usar suas habilidades de Wing Chun. Chan Wa Shun assumiu 16 discípulos, sendo seu ultimo um menino de 13 anos de idade, Ip Man.

Ip Man, que cresceu para se tornar um policial em Fatsan, estudou com Chan Wa Shun até a morte de seu Mestre. Ip Man inicialmente não ensinou o o seu Wing Chun ao público, apenas para seus dois filhos, Ip Chun e Ip Ching. Durante a Segunda Guerra Mundial, os japoneses invadiram a China e saquearam a fazenda da família de Ip Man. Em 1949, Ip Man mudou-se para Hong Kong e começou a ensinar Wing Chun para poder sobreviver, pois havia perdido tudo na Guerra.

Além de seus dois filhos, Ip Man teve muitos alunos famosos, incluindo Bruce Lee (Lee Jun Fan), Wong Shun Leung, Hawkins Cheung, Tsui Sheung Tin, Moy Yat, e William Cheung. Por volta de 1970 Ip Man para de dar aulas. Vem a falecer em 1972 com 72 anos. Ip Man em 1968 fundou a ‘Hong Kong Ving Tsun (Wing Chun) Athletic Association’, que carrega suas memórias e ensinamentos para os dias de hoje.

Ip Man e Bruce Lee

Ip Man teve dois filhos, Ip Chun e Ip Ching, a quem ele passou o seu legado e os ensinamentos de Wing Chun. Ip Ching começou seu treinamento ainda jovem com seu pai, mas foi forçado a interromper seu treinamento quando seu pai, Ip Man, mudou-se para Hong Kong. Em 1962, Ip Ching se mudou para Hong Kong depois de se formar no colégio, retornando aos estudos para completar a sua formação em Wing Chun. Ip Ching se aposentou em 1994 e se dedicou ao ensino de Wing Chun em tempo integral. Ele continua a dar aulas particulares em sua casa e na escola ‘Ip Man Ving Tsun Athletic Association’, em Hong Kong.

Ip Ching

Treinamento de Wing Chun

O Wing Chun ensina que existem cinco formas de derrotar o inimigo – travar articulações, chutes, golpes, bloqueios e o uso de armas.

Um dos métodos definitivos de treinamento no Wing Chun é a prática com o boneco de madeira, popularizado em muitos filmes em que os praticantes treinam contra aparatos de madeira, encontrados apenas no Wing Chun.

Ip Man treinando com o 'mudjong' (boneco de madeira)

O Wing Chun também envolve a prática com armas. As armas são adaptadas, em sua maioria, de ferramentas do dia-a-dia usadas na agricultura ou na pesca, como bastões, estacas e barras de metal.

Para entender melhor, assista ao filme "O Grande Mestre":

Ficha Técnica

Gênero: Ação / Aventura
Ano de Lançamento: 2010
Qualidade: DvdRip
Formato: AVi
Idioma: Português/Inglês
Legenda: Português – Separada
Tamanho: 800Mb
Tempo de Duração: 106Minutos
Qualidade de Áudio: 10
Qualidade de Vídeo: 10
Servidor: Megaupload

Sinopse: Por trás de todo o grande homem se esconde um professor, e isso era certamente verdade para Bruce Lee que aclamava como seu mentor um expert em artes marciais chamado Ip Man. Um gênio do Wushu (ou a escola de artes marciais da China), Ip Man cresceu numa China recentemente despedaçada pelo ódio racial, radicalismo nacionalista e pela Guerra. Ele ressurgiu como uma Fênix das Cinzas graças à suas participações em lutas contra vários mestres Wushu e lutadores de kung-fu – finalmente treinando icones de artes marciais como Bruce Lee. Esta cinebiografia do diretor Wilson Yip mostra a história da vida de Ip.

Trailer



Elenco

Donnie Yen … Ip Man
Simon Yam … Zhou Qing Quan
Siu-Wong Fan … Jin Shan Zhao
Ka Tung Lam … Li Zhao
Yu Xing … Master Zealot Lin
You-Nam Wong … Shao Dan Yuan
Chen Zhi Hui … Master Liao
Lynn Hung … Zhang Yong Cheng
Hiroyuki Ikeuchi … Miura
Yu-Hang To … Hu Wei


5 comentários:

GPC Web disse...

Ótima Matéria!!!!
Ip Man é um verdadeiro Herói, eu assisti o Filme o Grande Mestre e o Filme é realmente Emocionante, além do cara ser fera nas lutas, ele é um exemplo de superação e humildade!!!
Quem não assistiu eu recomendo!
"Ip man o Primeiro grande mestre de Bruce Lee"

Valeu, Abrass

http://gpcweb.blogspot.com/

xan disse...

bom post.
look:
http://pig-big.blogspot.com/
http://pig-big.blogspot.com/
http://pig-big.blogspot.com/

xd

Karina disse...

muito bom , só faltou citar Leung ting pra ser perfeito .

Rogério disse...

Os três filmes que eu assisti "O grande mestre 1,2 e 3 são ótimos, é muito bacana a história dele. Realmente, grande guerreiro.

Pixel Solitario disse...

O cara eh muito forte
eu vi os tres filmes e gostei tanto
q axei uma escola aki na minha cidade
pra praticar wing chun