quarta-feira, 23 de março de 2011

Jon Jones e outros prodígios do MMA

No evento deste final de semana, Jon Jones se tornou o mais novo campeão do UFC, aos 23 anos. Sensação do MMA, o norte-americano faturou o cinturão dos meio-pesados com uma vitória sobre o brasileiro Maurício Shogun, por nocaute no terceiro round.

No embalo do novo prodígio dos EUA, veja uma lista com cinco deles, dos ringues de vale-tudo, numa seleção que conta com o brasileiro Vitor Belfort como destaque. Confira:


JON JONES (EUA)

Poucas vezes um desafiante chegou tão como favorito como Jon Jones contra Maurício Shogun. Até o presidente do UFC, Dana White, não escondia a previsão de vitória do norte-americano de 23 anos. Além da altura de 1,94 m, Jones tem um estilo próprio de lutar, sem medo de apostar em joelhadas e cotoveladas - muitas delas com plasticidade ímpar, rodando o corpo. Com estratégias ousadas, o especialista em luta greco-romana e muay thai agora soma 14 lutas, com 13 vitórias, sendo apenas duas delas por pontos. O próximo rival deve ser Rashad Evans.

Jon Jones acaba de se tornar o campeão da categoria meio-pesado:

Peso: Meio-pesado (até 93kg)
Nascimento: 19/08/1987, em Rochester
Altura: 1,93 m
Campeão desde: 19/03/2011
Vitórias: 13 (oito por nocaute, três por finalização e duas por pontos)
Derrotas: uma (por desclassificação)
Especialidade: Wrestling e Muay Thai
Última luta: Vitória sobre Maurício Shogun Rua (19/03/2011)
Próxima luta: Rashad Evans (provável adversário)


VÍTOR BELFORT (BRA)

Veterano de 33 anos, Vitor Belfort se destacou aos 19. O brasileiro inclusive se considera o mais jovem campeão do UFC. Na verdade, ele venceu com esta idade um torneio de 12 lutadores do evento, sendo campeão antes da criação das atuais divisões de peso. O carioca se destacou desde o início contra rivais de peso muito superior e passou a colecionar títulos. Na sua mais recente luta, Belfort foi nocauteado logo no primeiro assalto pelo também brasileiro Anderson Silva.


BJ PENN (EUA)

O havaiano BJ Penn não é conhecido como "O Prodígio" à toa. Ele iniciou a carreira de forma meteórica, em 2001, conseguindo em poucos combates chegar ao título do UFC. Após empate e derrota pelo cinturão dos leves, ele acabou subindo a meio-médio para sua primeira conquista, no UFC 46, quando finalizou Matt Hughes pelo título. Na ocasião, ele estava com 25 anos e, depois disso, entre vitórias e derrotas, também chegou a ser campeão dos leves. Hoje, encontra-se em momento irregular, vindo de empate com Jon Fitch em eliminatória pelo título dos meio-médios.


JOSÉ ALDO (BRA)

Um brasileiro da atualidade é nome forte nesta lista. José Aldo tem apenas 24 anos e já é considerado um dos três melhores lutadores, levando-se em conta todas as divisões do MMA. O peso pena começou cedo a carreira, em 2004, e já tem 19 lutas, com apenas uma derrota. Ele debutou no WEC em 2008 e, além de prêmios de "Nocaute da Noite", passou a colecionar vitórias por cinturão. A primeira foi em novembro de 2009, aos 23 anos, quando derrubou Mike Brown. Desde então, ele defendeu duas vezes o título e o colocará novamente em jogo em 30 de abril, no UFC 129, contra Mark Hominick.

José Aldo é o atual campeão de sua categoria:

Peso: Pena (até 66kg)
Nascimento: 09/09/1986, em Manaus
Altura: 1,70 m
Campeão desde: 18/11/2009
Vitórias: 18 (doze por nocaute, duas por finalização e quatro por pontos)
Derrotas: Uma (por finalização)
Especialidade: Muay Thai
Última luta: Vitória sobre Manvel Gamburyan (30/09/2010)
Próxima luta: Mark Hominick (30/04/2011)


MAURÍCIO SHOGUN (BRA)

Apesar de ter sido derrotado por um prodígio neste fim de semana, Maurício Rua, o Shogun, já representou isso bem antes de seus atuais 29 anos. O brasileiro teve uma história rica no Pride, conquistando o título do GP dos pesos médios em 2005, quando passou por Quinton Jackson, Minotouro, Alistair Overeem e Ricardo Arona. Na ocasião, ele tinha 23 anos e nocauteou três dos quatro rivais antes do título. Mais tarde, Shogun conquistou o título dos meio-pesados do UFC contra Lyoto Machida, antes de perdê-lo para Jones.


Fonte: UOL Esporte

Nenhum comentário: