sexta-feira, 25 de março de 2011

Anderson Silva, o mito

Anderson Silva, adorado por poucos, odiado por muitos, esta é a melhor afirmação sobre esse ótimo e polêmico lutador. Com seu estilo de luta irreverente e solto, acaba por muitas vezes ser considerado marrento e arrogante, mas para os fãs não se trata de arrogância, mas sim um estilo "brasileiro" de lutar.

Fica difícil falar sobre Anderson Silva sem citar o UFC 126, no qual enfrentou o adversário mais perigoso de todos que já lutou. Vitor Belfort era um forte candidato para acabar com o hegemonia do "Aranha", e mostrar a todos que Anderson Silva não era imbatível.

Ágil e Versátil? Esse é Anderson Silva, ele golpeia de todos os modos possíveis não importando a posição do adversário. Quanto mais o adversário estuda os movimentos do "Aranha", mais variações de golpe acaba levando.

Um chute frontal, um golpe tão comum e simples, mostrou que é o melhor atleta de artes marciais do planeta. Esse seria o melhor resumo para a "Luta do Século", combate entre Anderson Silva e Vitor Belfort, luta na qual estava em jogo o cinturão de campeão mundial peso médio (até 84 kg) do UFC. Com essa vitória sobre Vitor Belfort, o "Aranha" ampliou a série de defesas para oito lutas e a seqüência invicta para 13, recordes absolutos no UFC.


Apontar o melhor lutador de MMA de todos os tempos seria loucura, mas certamente podemos confirmar que Anderson Silva é o melhor lutador da atualidade.

A mágica do chute frontal


Nunca um chute frontal foi tão comentado. A declaração feita pelo "Aranha" de que o mestre Steven Seagal ensinou o chute pra ele, acabou gerando um grande barulho por todo lado. Existem os que defendem fielmente a presença do Seagal como mestre de artes marciais, e o que acham isso tudo uma grande jogada para aumentar o marketing em cima das lutas, dos lutadores, e do próprio mestre.

Steven Seagal abraça Anderson Silva

O fato é que o chute é pouco comum nas lutas em geral, e que depois desse grande nocaute, todo mundo vai procurar agora treinar esse chute na academia; e não estamos falando do Thai Teep, que é um chute empurrando aplicado no tronco ou no rosto, estamos falando de um chute frontal das artes marciais orientais, com o movimento de chicote, assim como foi usado pelo Anderson Silva na luta.

O chute é chamado normalmente de Chute Frontal (Frontal Kick) ou, nas artes mais tradicionais, Mae Gueri (Karate - Japão) ou Ap-tchagui (Taekwondo - Coréia). Como mostra o vídeo abaixo, o chute pode ser aplicado em três ponto: genitais, tronco e rosto(queixo). O trecho abaixo foi removido do documentário de taekwondo Revolution of Kicking ("Revolução dos Chutes", numa tradução livre) e mostra exatamente a mecânica correta, formas de treinar, e utilização do chute.

Anderson é famoso por colocar em prática movimentos abandonados pelos lutadores de MMA, pelo medo de exposição e, normalmente, complexidade de execução. Nessa última luta, foi usado um chute simples, mas cuidado, se feito na hora errada é simples de se defender ou esquivar.

Revolução dos Chutes - Chute Frontal:


Bons treinos!

Fonte: Kuro OBI

Nenhum comentário: