segunda-feira, 30 de maio de 2011

As técnicas de luta do taekwondo

As técnicas de luta (sparring) do taekwondo são brilhantes. Permitem uma consciência espacial muito completa e com um tempo de resposta bem diferente das outras lutas de contato (striking). Mesmo com seus defeitos, a forma de luta do taekwondo deveria ser treinada para maximizar a velocidade do lutador; mesmo quem não é lutador de taekwondo pode tirar benefícios dessas técnicas.

Taekwondo é uma luta que consiste em fintas, para induzir uma ação, e contra-ataques. Taekwondistas raramente vão atacar diretamente, sem antes executar uma finta, e sempre vão estar com pelo menos um golpe ou uma seqüência, preparada por trás de uma finta, ou de um contra-ataque.

Esse fino trabalho de distância faz com que o atacante faça parecer que está antecipando um ataque, mas acaba entrando com um golpe. Entretanto, quem joga a isca precisa ter o tempo (timing) perfeito para o contra-ataque.



A habilidade de conectar golpes também é algo bastante curioso e diferenciado. Mesmo artes similares, como o karate shotokan, não possuem um grau de complexidade na conexão de golpes como o taekwondo. O boxe ocidental consegue fazer isso, mas de uma forma que utiliza apenas os braços. Acaba, com isso, deixando a base enfraquecida para quem busca uma forma de combate mais completa, trabalhando chutes, socos e quedas.

As lutas olímpicas de taekwondo são extemamente emocionantes e dão gosto de assistir.



Recentemente, no WEC 53, tivemos dois faixas pretas de taekwondo lutando nas regras do mma. Um dos combates mais bonitos já vistos dentro do octógono, com seqüencias de golpes, conexões muito bem feitas, controle de distância bem trabalhado, e mostrando que o taekwondo pode servir como uma bela forma de introduzir lutadores ao franco combate.



Obviamente, quando falamos de franco combate, quase sempre nos referimos ao mundo das artes marciais mistas. Por isso tem-se a necessidade de se treinar muitas outras artes, mesmo que foquem no mesmo objetivo. Como por exemplo, no caso de querer trabalhar o striking, faz-se necessário treinar com profissionais do muay thai; para entender como funciona seu raciocínio de luta, a forma com que suas seqüências são montadas, e como a estrutura do estilo funciona.

Fonte: Kuro Obi

Um comentário:

Sérgio Chuck Norris disse...

gostei demais da postagem, muito bem elaborada.