quinta-feira, 5 de maio de 2011

'Turco Louco' fatura ouro no Mundial de Taekwondo

Com estilo de astro pop, Servet Tazegul junta carisma e talento para aplicar golpes seguidos nos oponentes. Na final, supera iraniano e acaba campeão.



Ele bem que poderia ser confundido com um astro pop ou com um cantor de hip hop. Com uma vasta cabeleira e um jeito irreverente de se portar, o turco Servet Tazegul vem roubando a cena no Mundial de Taekwondo, em Gyeongju, na Coreia do Sul. Não bastasse o perfil atípico para um atleta de uma modalidade considerada conservadora, Tazegul conquistou o ouro em sua categoria - até 68kg - ao derrotar o iraniano Mohammad Bagheri Motamed por 9 a 8 na decisão, realizada na madrugada desta quarta-feira. A popularidade e o carisma renderam ao jovem lutador o apelido de Turco Louco.

Com 22 anos, Tazegul já é considerado um dos principais nomes da modalidade. Em 2008, aos 19 anos, foi medalihista de bronze nos Jogos Olímpicos de Pequim. De lá para cá, desenvolveu técnica peculiar, onde aplica sequência de chutes ininterruptos no adversário. Os golpes e a ausência de cautela na hora de partir para cima do oponente levam o público ao delírio.

Na final, a vitória sobre o campeão mundial de 2009, Bagheri Motamed, veio no último round. Curiosamente, a sequência ininterrupta de golpes veio depois de o Turco Louco se irritar com o juiz da luta, que não atendeu a uma reclamação sua. Na semifinal, Tazegul arrasou o campeão do aberto da Alemanha de 2010, o britânico Martin Stamper, por 15 a 2. O triunfo do turco foi um dos momentos mais marcantes de Mundial de Gyeongju, devido à ofensividade do combate. Se a competição precisava de um astro, o problema acaba de ser solucionado: Servet Tazegul já é o preferido dos coreanos.

Nesta quinta, o SporTV 2 transmite o Mundial de Gyeongju ao vivo, a partir das 2h15.

Fonte: SporTV

Nenhum comentário: