quinta-feira, 26 de maio de 2011

MMA vira febre nas academias brasileiras

Não é de hoje que profissionais brasileiros das lutas fazem sucesso mundo afora quando o assunto é esporte de contato físico. Nomes como Anderson Silva, Victor Belfort, Maurício Shogun, Aldo Santos e tantos outros já estão presentes nas mais diversas mídias nacionais.

Todos esses atletas são lutadores de MMA. Para quem não sabe, a sigla significa Artes Marciais Mistas (em inglês Mixed Martial Arts) e, como o próprio nome diz, é um tipo de luta onde é válida qualquer modalidade, desde o boxe até o jiu-jitsu.


Antigamente o MMA era conhecido popularmente por vale-tudo. A junção foi criada por Carlos Gracie, um dos grandes nomes e um dos fundadores do tão famoso ‘brazilian jiu-jitsu’. Inicialmente a ideia era apenas a prática de lutas diversas em um mesmo ringue, porém sem a presença da mídia.

Porém nas décadas de 1980 e 1990, com a introdução das artes marciais mistas no Japão, o estilo ganhou popularidade e se tornou um grande fenômeno de marketing e mídia no mesmo país. E, como não poderia deixar de ser, o MMA também ficou famoso nos Estados Unidos.

Naquela época os torneios mais famosos eram o Pride e o Open Japan. Tanto que vários brasileiros foram campeões por diversas vezes. Mas esses campeonatos apenas faziam sucesso no exterior.

O UFC (Ultimate Fighting Championship), hoje o mais famoso torneio de MMA, já existia, porém não era tão popular e, consequentemente, não tinha tanto destaque internacional. Após a compra do UFC por empresário do ramo de entretenimento, o UFC ganhou notoriedade e atualmente é o torneio mais cobiçado por qualquer lutador.

E as academias brasileiras já enxergaram um nicho pouco explorado no país, mas que tende a crescer consideravelmente. Grandes nomes nacionais possuem suas próprias academias e atraem pessoas de todas as idades e de ambos os sexos.

Não há restrição para a prática do esporte. Crianças com poucos anos de idade podem praticar a atividade, desde que, é claro, com supervisão e que não seja exigido o esforço e movimentos de um atleta profissional. As modalidades mais procuradas e mais ofertadas pelas academias são o jiu-jitsu, boxe-, wrestling, muay-thai e karatê. A família Rua, dos lutadores Maurício Shogun, Murilo Ninja e Marcos Rua possui uma das mais conceituadas academias de MMA em Curitiba.


E agora uma nova modalidade que está chamando a atenção da mídia nacional e internacional é a introdução da capoeira. Alguns atletas estão começando a se especializar na modalidade, principalmente pelo fato da rapidez dos movimentos dos pés e pernas.

Fonte: Simples Total

Nenhum comentário: