domingo, 27 de julho de 2008

Dojo Kun

É o conjunto de cinco preceitos (kun) que são normalmente recitados no começo e no fim das aulas de karatê no dojo (local de treinamento). Estes preceitos representam os ideais filosóficos do karatê e são atribuídos a um grande mestre da arte do século XVIII, chamado Tode Sakugawa.


HITOTSU JINKAKU KANSEI NI TSUTOMURU KOTO
Esforçar-se para a formação do caráter.

Os meios para praticar o karatê é mais que somente físico. Todo iniciante, especialmente o jovem, deve ser ensinado a importância da construção de caráter por meio da disciplina e treinamento rigoroso. Para o iniciante, o caráter a ser construindo começa com o aperfeiçoamento de técnicas por repetição. O espírito de guerreiro será alcançado quando ganha-se mais confiança por desenvolvimento de técnicas mais fortes. O treino trará à luz ao espírito, não se deve somente lutar mas sobrepujar problemas pessoais especialmente em casos de doença, crise doméstica e problemas de negócios. É um caminho longo desenvolver estes valores espirituais mas quando o conceito é entendido e experimentado proporcionará a vida inteira benefício de força interior e paz.

HITOTSU MAKOTO NO MICHI O MAMORU KOTO
Fidelidade para com o verdadeiro caminho da razão.

Ser fiel é uma tradição forte de samurai e uma extensão da influência de Confúcio na família das artes marciais. A fé a ser mostrada está em seu sensei e no dojo. O aluno sempre deve ser fiel a seu sensei e deve seguir em muito o mesmo meio como um samurai medieval seguia seu senhor feudal e o protegia da morte sem hesitação. Enquanto isto pode parecer raro no dia presente, é injusto esperar um sensei ensinar todo o saber a um aluno que é possível sair de para a razão mais leve. O aluno deve provar sua lealdade com o passar dos anos. A fé e a lealdade estendida ao sensei será recompensada, com uma quantia maior de conhecimento e sabedoria que serão passadas ao aluno e para este bônus acontecer entre sensei e aluno é extremamente valioso o relacionamento.

HITOTSU DORYOKU NO SEISHIN O YASHINAU KOTO
Criar o intuito do esforço.

Esforçar-se completa a dedicação e compromisso necessário alcançar mestria da arte. Em nenhum caso a mestria é possível sem esforço árduo e sacrifício da parte do profissional. O esforço deve ser de uma natureza sincera e não superficial. Esforço sério da parte do aluno será reconhecido pelo sensei que irá disponibilizar mais tempo com o aluno.

HITOTSU REIGI O OMONZURU KOTO
Respeitar acima de tudo.

O respeito com os outros é uma qualidade importante dos japonês e da cultura de Okinawan portanto comum às artes marciais. Gichin Funakoshi enfatiza que o karatê começa e termina com etiqueta. Ele também declarou que sem cortesia não há nenhum dojo. Isto é uma reflexão da natureza formal do povo japonês e pode ser observada ao curvar-se durante o treinamento assim como em casa ou no escritório. A etiqueta do Dojo é bem definida. Você deve mostrar respeito em tudo que faz e em toda parte toda que você vai. O respeito é estendido a todos: pais, senseis, educadores, lei, natureza, falecidos, etc.

HITOTSU KEKKI NO YU O IMASHIMURU KOTO
Conter o espírito de agressão.

Um lutador treinado é uma pessoa com um espírito competitivo, feroz e de grande força então é injusto usá-lo contra uma pessoa inexperiente. O espírito de um karateka é invencível e o mesmo deve saber usar seu conhecimento só por justiça. Uma pessoa de caráter deve afastar-se de brigas porque possui controle de suas emoções e está em paz consigo. Ele não deve testar suas capacidades na rua. Pode-se vencer sem luta e ele não terá nenhum pesar por ferir. O Privar-se de comportamento violento é duro de explicar a muitos ocidentais por causa de seu ambiente, ou por atitude de ganhar torneios eles querem fazê-lo tanto que acabam ficando contra os princípios do karatê-dô e dojo kun. É portanto necessário os instrutores constantemente lembrar os alunos da importância do dojo kun.

Nenhum comentário: