sexta-feira, 25 de julho de 2008

Estilos no Karatê

No Karatê há um grande número de estilos e escolas. Os mais conhecidos atualmente são Shotokan, a escola Shotokai, Shorin-ryu, Goju-ryu, Uechi-ryu e Shito-ryu. Todos eles criados na primeira metade do século XX. O Kyokushin ("verdade final") é outro estilo muito popular, apesar de mais recente. Além desses, existem: Shobayashi, Matsubayashi-ryu, Kobayashi-ryu, Matsumura Seito e Matsumura Motobu. Desses se originaram estilos como Chito-ryu, Shorinji-ryu (Kempo) e Shorei-ryu. Outros estilos importantes incluem o Seido, Shudokan, Shukokai, Isshin-ryu e Shindo-jinen-ryu. Alguns mestres do Karatê criaram estilos que são a combinação de vários estilos, como o JIKC (Japanese International Karate Center) ou o Kata shubu do ryu.

Assim, é possível relacionar a seguinte lista de estilos:

Chito-ryu
Goju-ryu
Goju-ryu Hakkoku shobukan
Goju-Ryu Seigokan ou Seigokai
Goju-Ryu Goju-Kai
Isshin-ryu
Kenyu Ryu
Kobayashi-ryu
Kyokushin
Kyokushinkaikan
Toshinkai - Fundador: Kancho Yuji Shimizu, faixa preta 8ºdan/Japão
Kuei-Shin - Mestre em atividade: Ailton Bichara Grillo (estilo em extinção)
Matsubayashi-ryu
Matsumura Seito
Matsumura Motubu
Rengo-kai - Fundador: mestre Luis Kuribara
Seido
Seiwakai - Fundador: o brasileiro Kancho Ademir da Costa
Shorin-ryu - Fundador: mestre Choshin Chibana
Shorinji
Shindo jinen-ryu
Shitoryu - Fundador: Mestre Kenwa Mabuni
Shobayashi
Shorei-ryu
Shobukan - Fundador: mestre Massanobu Shinjo
Shotokan - Fundador: mestre Gichin Funakoshi
Shotokai - Linhagem de Shotokan desenvolvida por vários discípulos do Mestre Gichin Funakoshi, podendo-se destacar o Mestre Shigueru Egami
Shudokan
Shukokai
Uechi-ryu
Wado-ryu
Jun wa-kan
KenkaRyu
Shidokan
Heik okai
Shinkyokushin
Deai osae
Kenshi kai
Bayakuren kaikan
Randori kai

Estilo e Escola

Em termos de artes marciais, há que se notar que a palavra escola não tem o mesmo sentido empregado no uso comum. O Karatê é uma arte marcial que se subdivide em diversos estilos, o Shorin-ryu sendo um dos mais antigos entre eles. Cada estilo (ryu) é uma forma particular de se praticar uma determinada arte marcial. Nesse sentido, membros de estilos diferentes terão nomes diferentes para golpes semelhantes, katas e kihons próprios, diferentes progressões de faixa e até mesmo metodologias de ensino variadas. O que une os diferentes estilos é a consciência de que são como galhos de uma mesma árvore, no caso a arte marcial em questão.

As escolas (kan), por sua vez, são visões particulares de um determinado estilo. Muitas vezes elas se originam como tributos a mestres muito graduados e, algumas vezes, acabam se transformando em estilos propriamente ditos, como foi o caso do estilo Shotokan, que deve ser mais corretamente chamado de Shotokan-ryu (uma vez que Shotokan seria a escola de Shoto e Shotokan-ryu seria o estilo da escola de Shoto). Uma escola, em termos de artes marciais, não é, portanto, um local de aprendizado de técnica, mas um conjunto de idéias dentro de um estilo. Os locais de aprendizado são chamados de dojos, sendo estes filiados a alguma escola. São neles que as pessoas aprendem Karatê.

Nenhum comentário: