domingo, 6 de julho de 2008

Artes Marciais


As artes marciais são sistemas de práticas codificadas e tradições de treinamento para combate, geralmente, sem o uso de armas de fogo ou outros dispositivos modernos. Enquanto elas podem ser estudadas por várias razões, artes marciais compartilham um único objetivo: derrotar uma ou mais pessoas fisicamente e defender a si próprio ou outras pessoas de ameaças físicas. Além disso, algumas artes marciais estão ligadas a crenças/filosofias espirituais ou religiosas como hinduísmo, budismo, daoismo ou xintoísmo, confucionismo, e até mesmo islâmicas (por chineses muçulmanos), enquanto que outras têm os seus próprios códigos de honra, espirituais ou não. Muitas das artes também são praticadas competitivamente mais comumente como combate esportivo, mas também pode ser na forma de dança.

Na cultura popular, o termo "artes marciais" muitas vezes refere-se especificamente aos sistemas de combate que surgiram nas culturas asiáticas. No entanto, o termo refere-se na verdade a qualquer tipo de sistemas de combate codificados, independentemente da sua origem. A Europa é o lar de muitos extensos sistemas de artes marciais, tanto de tradições vivas (por exemplo: Jogo do pau e outras esgrimas de pau e espada, e Savate, um estilo francês de chutes desenvolvido por marinheiros e lutadores de rua) como de sistemas mais antigos, coletivamente referidos como artes marciais européias históricas, que existiram até os tempos modernos e estão agora sendo reconstruídas por várias organizações. Nas Américas, americanos nativos têm uma tradição de artes marciais com mãos abertas, que inclui a luta livre (wrestling), enquanto havaianos têm historicamente praticado artes apresentando pequenas e grandes manipulações das articulações. Uma mistura de origens ocorreu nos movimentos atléticos da Capoeira, uma prática que foi criada no Brasil pelos escravos e foi baseada em conhecimentos trazidos da África com eles.

Embora cada estilo tenha facetas únicas que os tornem diferentes das outras artes marciais, uma característica comum é a sistematização das técnicas de combate. Os métodos de treinamento variam e podem incluir lutas ou formas (kata), que são conjuntos de rotinas ou técnicas que são realizadas por si só, ou às vezes com um parceiro, e que são comuns em especial na Ásia e em artes marciais derivadas da Ásia.

A palavra "marcial" deriva do nome de Marte, o deus romano da guerra. O termo "artes marciais" literalmente significa arte da guerra. Este termo vem dos europeus do século XV que estavam se referindo às suas próprias artes de combate que são hoje conhecidas como artes marciais européias históricas. Um praticante de artes marciais é referido como um artista marcial.

Nenhum comentário: