domingo, 25 de março de 2012

Estreia do TUF Brasil, reality do UFC, consolida o país como 'Meca do MMA'

Wanderlei e Belfort são os técnicos da 1ª edição do TUF Brasil, que estreia domingo
Wanderlei e Belfort são os técnicos da 1ª edição do TUF Brasil, que estreiou domingo

Sete anos e 14 edições após a estreia do reality show do UFC, o The Ultimate Fighter (TUF), Dana White e seus companheiros escolheram o Brasil para fazer sua primeira investida fora dos Estados Unidos. O famoso programa, um dos mais duradouros na TV norte-americana, teve início neste domingo - após a transmissão do BBB, na Globo - com a promessa de revelar novos talentos dos octógonos e consolidar o Brasil como segunda potência no MMA.

E, além dos candidatos a ganhar os dois contratos em disputa no programa, duas estrelas estarão no comando deles: lendas da modalidade, Vitor Belfort e Wanderlei Silva serão os técnicos do reality e se enfrentarão em uma revanche ao final da temporada.

Tudo isso ainda conta com todos os atrativos de um programa à lá Big Brother. A convivência em uma casa luxuosa, com a expectativa de muitos conchavos e brigas no período de cerca de dois meses de confinamento. E com o agravante de serem apenas homens na casa, com a rivalidade esquentando desde os lutadores até os técnicos.

“Como estamos em competição, já era esperado que rolassem divergências. É óbvio que não concordamos com tudo sempre, então houve um ou outro problema nas gravações”, confidenciou Wanderlei Silva, em meio ao mistério que ronda o reality. O paranaense perdeu para Belfort por nocaute na primeira luta entre eles, nos anos 90, e pede por uma revanche há anos.

O formato do TUF Brasil é muito semelhante ao que se via no reality norte-americano. Neste primeiro episódio, os 32 selecionados se enfrentam e o número de lutadores cai pela metade: oito pesos pena e oito pesos médio se classificarão para entrar na casa e, de fato, vivenciar o programa, divididos nas equipes de Wanderlei e Belfort.

A cada semana será transmitida a preparação dos lutadores e o período extra-treinos, com o convívio na casa. Ao final do episódio ocorre o combate, sempre em eliminatórias
até a final - a decisão será ao vivo e valendo os sonhados contratos com o Ultimate.

“No TUF teremos conteúdo, muito treino, dedicação”, promete Belfort. “Poder mostrar o outro lado do MMA para o telespectador será maravilhoso.”

Brasil como potência

Desde que retornou ao Brasil para o UFC Rio, em agosto de 2011, o evento não para de crescer no país, aproveitando a febre do MMA liderada por nomes como Anderson Silva e José Aldo. Um passo fundamental para consolidar o país como “nova Meca” do MMA, como disse o presidente Dana White, é a realização do TUF.

O TUF Brasil, o primeiro fora dos EUA, representa o primeiro passo de um grande plano do UFC, na tentativa de se globalizar. Índia, Austrália e Filipinas estão na lista para receber o reality show, o que permitirá num futuro não muito distante concretizar a realização de uma “Copa do Mundo” do Ultimate.

“O Brasil é um enorme mercado para nós, tem sido incrível tudo o que conquistamos e queremos fazer o máximo de eventos que pudermos”, afirmou Dana White, sobre o reality show e o crescimento do país, que pode passar o Canadá na vice-liderança, atrás dos EUA.

A relação mais próxima com os brasileiros teve início em agosto do ano passado, com o UFC Rio. Menos de um ano depois, já está programada a terceira edição no Rio de Janeiro, para a final do TUF. O Engenhão vai receber no dia 23 de junho a disputa dos técnicos e terá como luta principal Anderson Silva x Chael Sonnen, com expectativa de que seja o maior evento da história do Ultimate, com recorde de público.

“O povo brasileiro já adora o MMA, mas com este reality a repercussão vai ser ainda maior para consolidar o esporte”, disse Wanderlei. “Eu tive muito reconhecimento no Japão, por causa do Pride, e tenho certeza de que a entrada na TV aberta fará com que isso se repita.”

Confira quem garantiu vaga no TUF Brasil

Dos 32 lutadores que começaram o The Ultimate Fighter Brasil - Em busca de campeões, metade já está fora. O primeiro episódio, exibido pela TV Globo neste domingo, decidiu os lutadores que vão participar do programa até o fim. Os vencedores das 16 lutas, oito do peso-médio e oito do peso-pena, agora serão divididos em dois times, um comandado por Wanderlei Silva e outro por Vitor Belfort.

Os atletas vão se enfrentar em novas lutas eliminatórias até que restem dois finalistas de cada categoria. Os perdedores entre esses 16 seguem na casa, treinam normalmente, e podem voltar à disputa caso alguém se machuque. O evento final será disputado no Engenhão, no Rio de Janeiro, e os campeões serão automaticamente contratados pelo UFC.

vencedores TUF primeira etapa (Foto: Divulgação - TUF Brasil) 
Os 16 vencedores que vão para a casa do TUF Brasil

Pelo peso-pena, se classificaram Rony Jason, Godofredo Pepey, Hugo Wolverine, Rodrigo Damm, Wagner Galeto, Anistávio Gasparzinho, John Teixeira e Marcus Vina. Nos médios, passaram para a próxima fase Francisco Massaranduba, Cezar Mutante, Daniel Sarafian, Sergio Moraes, Tiago Bodão, Delson Pé de Chumbo, Renée Forte e Leonardo Macarrão.

Fonte: UOL Esporte

Nenhum comentário: