quarta-feira, 21 de março de 2012

Conheça os 10 melhores lutadores de MMA da atualidade e entenda o ranking peso-por-peso

Com o público cada vez maior de MMA no Brasil, alguns termos do esporte estão se tornando populares, principalmente para quem acompanha as transmissões na TV. No entanto, nem todas as nomenclatura do esporte são completamente entendidas por esse público mais novo, então vou usar esse post para explicar uma das mais comuns: o pound-for-pound, ou peso-por-peso, ou P4P.

Basicamente esse termo é utilizado para designar os melhores lutadores dentre todas as categorias de peso. Ele foi herdado do boxe, que tem uma longa tradição nesse tipo de ranking, e consolidado ao longo dessas últimas duas décadas no MMA.

Agora, nada melhor do que dar o ranking peso-por-peso do MMA para exemplificar. Esse será o primeiro ranking do blog e usei como base os principais e mais renomados sites norte-americanos. Também tem alguns pitacos do blog no meio.

Para se fazer esse top 10, é levado em consideração os melhores lutadores de cada categoria entre todos os torneios e analisada a qualidade de cada um, independente do peso. É avaliada a capacidade técnica deles no MMA, o desempenho em suas últimas lutas, assim como o nível dos adversários que foram vencidos.

Claro que como em qualquer ranking subjetivo, haverá muita discussão. Por isso, convido você, internauta, a dar seu pitaco nos comentários ali abaixo após ver o ranking.

  

Fonte: UOL Esporte

Nenhum comentário: