terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Mestre que descobriu Edson Barboza revela origem de chute usado no UFC 142

Com o chute, Edson Jr. ganhou o prêmio de melhor luta da noite

Edson Barboza encantou todos que assistiram o UFC 142 com seu espetacular chute rodado, que fez com que Terry Etim caísse feito uma "jaca madura" no chão, nocauteado. Após esta pintura, muitos se perguntaram: "De que arte marcial seria isso?", e especularam que fosse de Taekwondo, Muay Thai, capoeira, entre outros. Em entrevista ao PVT, o mestre que descobriu Edson Barboza, explicou a origem do golpe usado pelo ex-aluno.

"O MMA moderno ainda mudará muito e os atletas do futuro serão estilistas como Edson. Há muito eu já dizia que esse chute era viável e está aí, o Edson já o vem usando. Esse chute tem no Muay Thai, porém meus alunos o usam com o refinamento do Taekwondo, arte na qual também sou mestre", revelou Marcio Monnert, idealizador do projeto social que apresentou Edson para as artes marciais.

Apesar de hoje não terem mais contato, Monnerat se sente orgulhoso por ter revelado o pupilo. "Saí de Friburgo há alguns anos e Edson continuou a treinar com Anderson França, que foi meu aluno dos oito aos vinte e poucos anos, sendo em minhas mãos bicampeão brasileiro de Muay Thai .Quando Anderson estava prestes a fazer exame para preta, tivemos um pequeno desentendimento e ele passou para o Mestre Luiz Alves que o graduou como preta pouco depois", contou Monnerat, que completou: Mas estou aí e feliz porque queira ele ou não , ele inspira muitos no caminho do bem, do esporte e empresas a apoiarem projetos e salvarem vidas".

O projeto "Monnerat Esporte e Paz" está parado no momento, mas Márcio Monnerat tem planos para o futuro e espera poder contar com o apoio de empresas. "O projeto pretendo reiniciar em Niterói. Na verdade fui o idealizador desse tipo de projeto em 1993, depois trouxeram para o Rio".

De acordo com Marcio Monnerat, que hoje vive em Niterói, ele ajudou a realizar um torneio que contou com a participação daqueles que hoje são grandes do esporte. "Em 1992 realizei um campeonato de Muay Thai histórico em Friburgo, onde os 5 carecas de Curitiba fizeram história: Rafael Cordeiro, Nilsão, Sérgio Cunha, Osmarzinho, e foi nada menos que a primeira luta de Wanderley Silva".

Confira abaixo um vídeo com melhores momentos de atletas formados pelo mestre Monnerat, entre eles Edson Barboza, que aparece conquistando o brasileiro infantil de Muay Thai em 1994, quando tinha 9 anos de idade, e ele já fazia uso do chute rodado (a partir de 03:53 de vídeo).


Fonte: Portal do Vale Tudo

Nenhum comentário: