sábado, 4 de fevereiro de 2012

UFC 143 define hoje novo campeão dos meio-médios

O UFC tem na noite deste sábado o seu já tradicional evento pré-Super Bowl e vai definir os próximos passos de uma de suas categorias, a dos meio-médios. Com o campeão e soberano Georges St-Pierre machucado, a entidade resolveu colocar o cinturão novamente em disputa. Assim, Nick Diaz e Carlos Condit vão brigar neste final de semana pelo título provisório desta classe de peso.

Mais do que isso, a noite deste sábado ainda pode definir o futuro de outra categoria, a dos pesos galo, e pode colocar um brasileiro perto do cinturão. Promessa nacional, Renan Barão entra no octógono para enfrentar Scott Jorgensen. Se vencer, é muito provável que ganhe uma chance de desafiar o campeão, que hoje é Dominick Cruz.

Novo campeão – Considerado um dos melhores lutadores do mundo, Georges St-Pierre vinha de uma sequência de nove vitórias que já parecia ser infindável no UFC. O canadense, porém, sofreu uma grave lesão no joelho e só deverá voltar à ação no final de 2012. Para não ver a categoria parada, Dana White não pensou duas vezes e colocou o cinturão novamente em disputa.

Na briga pelo título interino, estarão dois lutadores que deveriam desafiar St-Pierre, mas não tiveram a chance justamente por lesões do canadense. A história dos meio-médios é complicada e uma das mais bizarras do UFC.

Nick Diaz deveria ter a chance de enfrentar St-Pierre logo no fim de outubro. O problema é que o problemático norte-americano sumiu, não deu às caras em uma das entrevistas coletivas pré-evento e irritou Dana White. O chefão do UFC decidiu tirar a chance do desafio ao cinturão de Diaz e a repassou a Carlos Condit. No final, porém, o canadense acabou lesionando o joelho e nem colocou o seu cinturão em disputa.

Após Nick Diaz massacrar BJ Penn, Dana White ‘perdoou’ os pecados do norte-americano e já anunciou a tão esperado luta contra St-Pierre para o evento que acontecerá neste sábado. O problema é que, em dezembro de 2011, o canadense acabou descobrindo que a lesão no seu joelho era mais séria do que o esperado, com direito a ligamentos rompidos. O campeão precisou passar por uma cirurgia e deve ficar ao menos dez meses afastado.

Voltarão à tona, então, os dois ex-desafiantes. Diaz chega ao combate deste sábado credenciado pelo título do Strikeforce e por uma sequência de 11 vitórias, sendo seis delas por nocaute e outras três por finalização. Nick tem um dos melhores boxes do MMA e entra como favorito no confronto do UFC 143.

Carlos Condit tem uma fama menor que a de Nick Diaz, mas chega com quatro vitórias seguidas, sendo as três últimas por nocaute (duas delas ainda no primeiro round). Campeão do extinto WEC, Condit terá que provar que realmente merecia a chance de já desafiar St-Pierre.

O vencedor desta luta leva para casa o cinturão interino do UFC. Isto quer dizer que, assim que St-Pierre esteja recuperado, Diaz ou Condit terão que enfrentar o canadense para decidir quem realmente é o campeão da categoria.

Nick Diaz vs Carlos Condit
Categoria dos meio-médios terá um novo campeão neste sábado: Diaz ou Condit?

Com 25 anos recém-completados, Renan Barão defende neste sábado uma das maiores invencibilidades do MMA. O brasileiro perdeu apenas a sua primeira luta, ainda em abril de 2005. Desde então, são 27 vitórias e um no contest. Números que elevaram o potiguar ao status de uma das grandes estrelas da categoria dos pesos galos, um dos únicos capazes de parar o atual campeão, Dominick Cruz.

O curioso é que Barão começou sua carreira internacional apenas em junho de 2010. Em um ano e meio, o brasileiro conseguiu quatro vitórias claras (duas no WEC e duas no UFC), sendo três delas com finalizações. Do outro lado, Jorgensen faz sua terceira luta no UFC e vem com um cartel de 13 vitórias e quatro derrotas.

Se ganhar, Barão deve ficar muito perto de ter o seu title shot. O brasileiro só não sabe quem irá enfrentar pelo cinturão, já que Dominick Cruz tem um compromisso marcado contra Urijah Faber. Os dois norte-americanos serão técnicos do reality show The Ultimate Fighter e irão se enfrentar ao final do programa, ainda sem uma data definida.

Renan Barão vs Scott Jorgensen
Renan Barão tenta passar por Scott Jorgensen para ter conseguir seu title shot

Outro brasileiro fará uma luta importantíssima nesta noite. Depois de mais de três anos afastado do UFC, Fabrício Werdum volta à principal competição de MMA do mundo e terá pela frente o duro gordinho Roy Nelson.

O brasileiro deixou o UFC em outubro de 2008, depois de derrota para o compatriota e atual campeão Júnior Cigano. Werdum rumou, então, para o Strikeforce. Lá, ele se transformou no primeiro homem a bater a lenda Fedor Emelianenko e venceu três lutas. Fabrício, porém, vem de uma dura derrota para Alistair Overeem.

Já Roy Nelson vem tentando recuperar seu prestígio no MMA. Depois de perder duas seguidas (contra Cigano e Frank Mir), o norte-americano teve seu peso publicamente contestado por Dana White. Nelson, porém, deu a resposta dentro do octógono e bateu Mirko Cro Cop em outubro do ano passado. Campeão do TUF, ele é um dos mais carismáticos lutadores do UFC, mas terá que seguir se provando.

Roy Nelson vs Fabricio Werdum
Fabrício Werdum volta ao UFC e terá pela frente o gordinho carismático Roy Nelson

A noite ainda guarda emoções para outro brasileiro. Rafael ‘Sapo’ Natal abre as disputas no sábado enfrentando o invicto e estreante Michael Kupner. Nascido em Belo Horizonte, Rafel fez três lutas no UFC e teve três resultados diferentes: uma derrota, um empate e uma vitória, exatamente nesta ordem.

Veja o card completo do UFC 143:

Card Principal:
Nick Diaz (EUA) x Carlos Condit (EUA) – valendo cinturão interino dos meio-médios
Roy Nelson (EUA) x Fabrício Werdum (BRA) – pesos pesados
Josh Koscheck (EUA) x Mike Pierce (EUA) – meio-médios
Renan Barão (BRA) x Scott Jorgensen (EUA) – pesos galo
Ed Herman (EUA) x Clifford Starks (EUA) – pesos médios

Card Preliminar:
Dustin Poirier (EUA) x Max Holloway (EUA) – pesos pena
Alex Caceres (EUA) x Edwin Figueroa (EUA) – pesos galo
Matt Brown (EUA) x Chris Cope (EUA) – meio-médios
Matt Riddle (EUA) x Henry Martinez (EUA) – meio-médios
Rafael "Sapo" Natal (BRA) x Michael Kuiper (HOL) – pesos médios
Dan Stittgen (EUA) x Stephen Thompson (EUA) – meio-médios

Fonte: ESPN Brasil

Nenhum comentário: