segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Jones finaliza Lyoto em noite trágica para o Brasil no UFC 140

Jones encaixa guilhotina em Lyoto

Desde que o card do UFC 140 foi montado, já se esperava um evento tenso para o Brasil. Realizado neste sábado, no Canadá, o show acabou tendo os temores sendo cumpridos, e de uma maneira bem amarga.

A única vitória brasileira ficou por conta de Rogério Minotouro, que se apresentou muito bem diante de Tito Ortiz, conseguindo um nocaute técnico no primeiro round após encaixar uma forte joelhada nas costelas do americano, castigando-o com socos, e obrigando a interrupção do árbitro. Uma excelente atuação de Minotouro.

Antonio Rogerio Nogueira (Punches to the Body) Tito Ortiz - UFC 140
Minotouro castigando Tito com socos nas costelas

Mas a alegria brasileira acabou por aí...

Rodrigo Minotauro subiu ao octógono logo em seguida para encarar Frank Mir, e começou bem. Movimentando-se melhor, era nítida a evolução do brasileiro em relação à sua última luta. Em uma troca de golpes, Minota conectou bons golpes em Mir, que sentiu e caiu.

Após disparar alguns socos, Minotauro deixou de agredi-lo para tentar uma finalização, e cometeu o grande erro da luta. Mir se defendeu, usou toda sua técnica de chão para conseguir algo inédito na história do MMA: encaixou uma kimura e foi o primeiro lutador a finalizar Minotauro em toda sua carreira no esporte.

Mir encaixando a kimura e fraturando o braço do Minotauro

Além da derrota, o saldo foi um osso quebrado na altura do bíceps. Minotauro está no hospital e, segundo Luiz Dórea, ele passa bem e está sendo medicado.

E a última luta da noite teve mais um fim trágico para o Brasil.

Lyoto Machida até começou bem contra Jon Jones, em disputa que valia o título dos meio-pesados. O brasileiro frustrou o campeão no primeiro round, conseguindo manter uma boa distância e se esquivar de seus principais ataques. Lyoto ainda conectava os melhores golpes, e a luta parecia ter um resultado promissor.

Mas Jones voltou melhor no segundo round. Após um período de equilíibrio, o campeão derrubou Lyoto e lhe acertou uma cotovelada, abrindo um enorme corte em sua testa. A partir daí, Jones ganhou confiança, e após uma troca de golpes, encaixou uma guilhotina em pé no brasileiro, que não desistiu e acabou apagando, selando a vitória de Jones no segundo round.

Jones encaixando a guilhotina em Lyoto

Mais uma grande vitória de Jones, que encerra este ano de maneira fenomenal. Venceu Ryan Bader, Mauricio Shogun, Rampage Jackson e Lyoto Machida.

Seu próximo adversário deve ser Dan Henderson. Não é bom duvidar do talento do "coroa" Henderson, que vem de vitórias sobre Babalu, Feijão, Fedor e Shogun, mas Jones entraria nesse combate com um amplo favoritismo.

E não, não acho que Jones vs Anderson Silva acontecerá tão cedo. Só acontecerá se Jones emplacar mais uma três excelentes vitórias e oferecerem um caminhão de dinheiro ao brasileiro. Seria a única luta onde Jones não entraria como favorito em sua categoria. Mas até lá muita coisa deve acontecer.

Confira os resultados do UFC 140:
Meio-pesados: Jon Jones (EUA) vence Lyoto Machida (BRA), por finalização no 2º round
Pesados: Frank Mir (EUA) vence Rodrigo Minotauro (BRA), por finalização no 1º round
Meio-pesados: Rogério Minotouro (BRA) vence Tito Ortiz (EUA), por nocaute no 1º round
Meio-médios: Brian Ebersole (EUA) vence Claude Patrick (CAN), por pontos
Penas: Chang Sung Jung (CDS) vence Mark Hominick (EUA), por nocaute no 1º round
Meio-pesados: Igor Pokrajac (CRO) vence Krzysztof Soszynski (POL), por nocaute no 1º round
Médios: Constantinos Philippou (CHP) vence Jared Hamman (EUA), por nocaute no 1º round
Leves: Dennis Hallman (EUA) vence John Makdessi (CAN), por finalização no 1º round
Galos: Yves Jabouin (CAN) vence Walel Watson (EUA), por pontos
Leves: Mark Bocek (CAN) vence Nik Lentz (EUA), por pontos
Meio-médios: Jake Hecht (EUA) vence Rich Attonito (EUA), por nocaute no 2º assalto
Leves: John Cholish (EUA) vence Mitch Clarke (CAN), por nocaute no 2º round

Fonte: ESPN Brasil

Nenhum comentário: