segunda-feira, 1 de agosto de 2011

A lenda Toshihiko Koga do Judô japonês


Durante muito tempo o melhor judoca japonês de todos os tempos era o Yamashita, junto com o holandês Anton Geesink, que era o melhor judoca não japonês. Aí pra acabar com a discussão sobre o melhor japonês apareceu o Koga.

Olha os títulos da criança:

92 Olympic Games (71kg) – Barcelona, Spain


95 World Championships (78kg) – Makuhari, Japan
91 World Championships (71kg) – Barcelona, Spain
89 World Championships (71kg) – Belgrade, Yugoslavia
88 World University Championships (71kg) – Tblissi, Georgia
86 Jr. World Championships (71kg) – Rome, Italy


90 Kano Cup (71kg) – Tokyo, Japan
86 Kano Cup (71kg) – Tokyo, Japan

No vídeo abaixo vocês podem ver como era Koga em ação:



Koga marcou a sua história de maneira diferenciada no judo mundial. Conquistou vários títulos, incluindo cinco campeonatos consecutivos na Copa Kodokan e seis campeonatos consecutivos no All-Japan Judo Championships (todos na divisão de 71 kg). Ele ficou em terceiro lugar no Campeonato Mundial de Judô de 1987, realizado em Essen, e foi escolhido para participar nos Jogos Olímpicos de Verão de 1988, onde perdeu na 3 ª rodada da competição.

Koga retornou aos Jogos Olímpicos em 1992, após vencer em 1989 e 1991 Campeonato Mundial de Judô, mas gravemente ferido no joelho esquerdo durante um randori contra Hidehiko Yoshida, que o impediu de usar sua melhor técnica, o Seoinage. Mesmo com essa lesão, ele ganhou a medalha de ouro.

Koga brevemente aposentado de judô competitivo após a sua vitória nos Jogos Olímpicos, mas fez o seu regresso com uma medalha de ouro no Campeonato Mundial de Judô 1995 em Chiba, no Japão. Ele sofreu uma surpreendente derrota por ippon em um jogo de qualificação para os Jogos Olímpicos de Verão de 1996, mas foi escolhido como representante de qualquer maneira por causa de sua experiência nos jogos olímpicos. Ele terminou sua terceira aparição nos Jogos Olímpicos com uma medalha de prata na divisão de -78 kg.

Koga anunciou sua aposentadoria final da competição em 2000, e se tornou o primeiro treinador da equipe All-mulheres do Japão de judô.

Nenhum comentário: