sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011
MMA para Iniciantes - Parte 1 - Teoria Geral
Com a expansão do MMA tradicional pelo mundo e agora na fase pós-ufc126 e com a retorno ao Brasil do maior evento da atualidade, existe uma grande necessidade de entender como funciona, e qual a dinâmica do combate, como saber o que está acontecendo e quem está ganhando de verdade.
Vou tentar explicar como funciona esse jogo e algumas terminologias de uma forma simples, e que provavelmente vai mudar a forma com que você que está chegando agora nesse mundo enxerga o combate. Não é um guia absoluto e nem vai te tornar um especialista mas vale para entender como a coisa funciona.
1. A ARENA
No MMA Tradicional a arena pode ter dois formatos, ringue ou jaula. Nos eventos nacionais você vai encontrar uma maior quantidade de eventos no formato ringue, mas devido ao crescimento e popularização do ufc, os eventos adotando jaula vem aumentando bastante.
As jaulas costumam ter alguns formatos diferenciados, o mais popular é o Octógono, que por ser patenteado pela Zuffa (UFC) acaba sendo usado apenas por eles. Outros eventos que usam jaula, como o Strikeforce adotaram um formato de hexágono, mas que aos olhos do público acaba não tendo muita diferença, pouca gente repara que a jaula tem seis e não oito lados. Alguns outros eventos usam jaulas quase redondas, apresentando um formato circular.
Os fãs mais antigos que acompanhavam os eventos japoneses como o Pride são mais acostumados com o ringue, e seguem com uma forte resistência contra as jaulas. O Ringue por não permitir que o jogo continue quando encostado nas cordas fazendo com que o combate recomece do centro, faz com que a luta seja mais dinâmica e mais difícil de se amarrar, é fácil observar a diferença entre a dinâmica de uma luta nos dois formatos diferentes.
2. EQUIPAMENTOS
Lutadores lutam com a roupa de escolha, normalmente optam por bermudas ou sungões e bermudas de muay thai, kimonos, calças e outras roupas de artes tradicionais acabaram sendo abandonados pela dificuldade de locomoção, e a vulnerabilidade contra grapplers (lutadores de solo).
As luvas utilizadas normalmente são de 7oz (onças), e os atletas recebem um a aplicação de vaselina no rosto antes de subirem na arena, para diminuir o atrito da luva na pele, por isso normalmente não vemos cortes com apenas um soco. Os outros equipamentos utilizados são protetores de boca, e coquilhas(protetores genitais).
3. DURAÇÃO DO COMBATE
Atualmente o padrão é de 3 rounds de 5 minutos para lutas sem disputa de titulo, e 5 rounds de 5 minutos para lutas disputando cinturão. Nos eventos mais antigos como o Pride e o Meca no Brasil, custumava-se ter 10 minutos no primeiro round, e 5 minutos nos dois últimos. Em caso de empate ao termino dos 3 ou 5 rounds, não são adicionados rounds extras, as lutas são classificadas como empate “draw”. Os intervalos entre os rounds são de 1 minuto.
4. NÃO VALE TUDO
Dentro de um universo onde quase tudo é válido é importante entender o que está fora das regras, segue o resumo básico:
- Não vale cabeçada, dedo no olho, mordida e puxar o cabelo
- Não vale atacar a boca do adversário com a mão aberta
- Não vale atacar a virilha do adversário
- Não vale enfiar o dedo em qualquer orifício ou corte do lutador
- Não vale manipular articulações pequenas dos adversários, atacar a coluna ou a nuca
- Não vale usar a ponta do cotovelo na cabeça de um oponente caído e atacar a garganta
- Não vale atacar a garganta, beliscar e arranhar e agarrar a clavícula
- Não vale chutar ou dar joelhada na cabeça do adversário no chão
- Não vale atacar o rim do adversário
- Não vale arremessar o oponente de cabeça no chão, nem atirar o adversário para fora do octógono
- Não vale segurar o calção e luvas e nem cuspir
- Não pode segurar na grade do octógono
- Não vale atacar adversário no intervalo, após a luta ou quando ele está sob cuidados dos juízes
- O corner não pode interfirir na luta, nem jogar a toalha
5. INFORMAÇÕES EXTRAS
Card: O Conjunto de lutas que acontecerá em um evento
Cartel: Quantidade de lutas vencidas por um lutador
Cutman: Responsável por tratar os cortes
Ring Girl: As meninas que passam com as placas dos rounds
Corner: Mesmo tendo muitos deles num octagon, o corner é a metade da jaula, vermelho ou azul; Corner é chamado também o membro da equipe do atleta responsável por dar instruções técnicas no intervalo do round.
WEC: Sigla para word extreme cagefighting, evento da Zuffa, que foi unificado ao UFC
M-1: Empresa do russo Fedor Emilianenko, promotora de eventos (M1-CHALLENGE) na russia e parceria com o evento americano Strikeforce.
K-1: Evento de artes marciais mistas exclusivo para lutadores strikers*
ADCC: Evento de artes marciais mistas para grapplers*
Jungle Fight: Principal evento brasileiro, porta de entrada dos lutadores para eventos estrangeiros.
Luta Livre: Não é MMA, é o nome dado no Brasil para o Wrestling
* Nem sempre categorizados como eventos de MMA, mas são eventos que mesclam lutadores de várias artes marciais, e que não se limitam apenas a uma modalidade, podendo ser classificados como eventos de artes marciais mistas. Por isso nas outras vezes me refiro no blog a “MMA Tradicional”.
*Strikers - Lutadores que trabalham com golpes contundentes (ex: karate, muay thai, taekwondo, kickboxing)
*Grapplers - Lutadores de Lutas de Chão (ex: Jiu-Jitsu, Wrestling, Sambo)
Fonte: Kuro OBI
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