sábado, 12 de fevereiro de 2011

Boxeador ou Pugilista

"Aquele que pratica o boxe como profissão, meio de vida"

O que é ser um boxeador?

O boxeador é o profissional que pratica o boxe como profissão. O boxe é uma luta esportiva que utiliza os punhos, tanto para a defesa, quanto para o ataque. Modernamente chamada de pugilismo, o boxe é uma modalidade esportiva que tem adeptos em todo o mundo e possui regras, categorias, juízes, treinadores e equipamentos específicos a serem usados na luta. O boxeador tem um ritmo de treino muito acelerado e seu objetivo é vencer o adversário derrubando-o no ringue, ou golpeando-o mais vezes.

Quais as características necessárias para ser um boxeador?

Para ser um boxeador é necessário que o profissional goste muito de esporte e tenha disposição para treinar duro. Outras características interessantes são:

- disciplina
- força física
- disponibilidade para treinar
- responsabilidade
- flexibilidade
- capacidade de concentração
- facilidade para os esportes
- ser esportivo e saber perder uma luta

Qual a formação necessária para ser um boxeador?

Não existe formação necessária para ser um boxeador, pois por ser um esporte, o aprendizado vem com o treinamento. Existem muitas escolas, cursos e academias que possuem aulas de boxe. É necessário que o candidato se empenhe muito e treine duro para que o treinador reconheça seu esforço e seu talento. As categorias do boxe amador e profissional são divididas por peso e, uma vez que o profissional e o treinador se dispõem a realizar lutas, o pugilista vai subindo de categoria conforme sua vontade e o ganho de peso.

Principais atividades

- treinar constantemente
- exercitar-se constantemente
- alongar-se
- alimentar-se corretamente com ajuda de um nutricionista
- em vésperas de luta estar dentro do limite da pesagem, para poder se enquadrar na categoria
- lutar sempre que marcada a luta

Áreas de atuação e especialidades

Os golpes mais usados no boxe são:

Jab: Golpe muito eficaz por manter certa distância do oponente, geralmente utilizado como preparatório para outro golpe
Direto: Golpe potente, realizado com o braço de forma horizontal, golpeando frontalmente, de maneira rápida e forte
Cruzado: Golpe potente que tem como alvo a lateral da cabeça do adversário
Upper: golpe desferido de baixo para cima, visando atingir o queixo do oponente
Swing: golpe aplicado no maxilar do oponente e desferido de cima para baixo
Hook ou gancho: Golpe desferido de maneira a atingir a linha da cintura do oponente

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho para o profissional de pugilismo é grande, porém faltam incentivos a esse esporte, já que no Brasil, infelizmente, não há tantos investimentos em esporte e cultura quando deveria. Porém, exixtem muitas escolas, cursos, academias e projetos sociais que formam esportistas e atletas muito aptos a participar de competições regionais ou até mesmo a representar o Brasil em competições internacionais.

Curiosidades

A palavra boxe vem do verbo da língua inglesa "to Box" que significa bater. Já a denominação mais moderna, pugilismo, vem do latim "pugil", que quer dizer "lutador com cestus", que eram espécies de luvas que protegiam os punhos dos lutadores, ou de "pugillus", que significa "punho fechado".

As lutas sem proteção eram muito populares e cruéis na Inglaterra do séc XVIII e XIX. O boxe, como esporte foi formulado em 1867, com regras que previam o uso de luvas e limitação de tempo nos rounds, porém, as regras só entraram em vigor em 1872. Depois das reformulações, o boxe só foi incluído nas Olimpíadas de 1912, em Estocolmo, ainda assim apenas como demonstração, passando a valer medalha somente nas Olimpíadas de 1920, na Antuérpia.

Nenhum comentário: