Coincidência ou não, alguns achados arqueológicos indicam que o sumô está, de alguma forma ligado à Bíblia:
"Ficando ele só; e lutava com ele um homem, até o romper do dia." (Gn 32:24)
Sim, o versículo acima refere-se ao acontecimento no vau de Jaboque, quando Jacó, depois de muitos anos, votava para a casa. (ver a última postagem). Veja abaixo, algumas observações:
- Foi achada uma estátua da era mesopotâmica (data de 1600a.C.) com detalhe de dois homens se enfrentando. - foi achado no Japão, um vaso (séc. VI) com detalhes semelhantes à estátua mesopotâmica;
- Segundo um especialista, a definição de Sumô é: "agir com Deus";
- Etimologicamente, a palavra sumô, em japonês, não tem significado algum, mas, ao abrir Gn 25:26 da Bíblia em hebraico, aparece o termo SheMo, referindo-se a Jacó;
- A luta começa quando o juiz brada: hakke-yoi, que segundo os japoneses, é apenas um grito de guerra, sem nenhum significado. - Em hebraico, HaKeH YoHY significa empurre-o e vença-o, respectivamente - palavras que caem como luvas à luta de sumô.
- Segundo o ritual de sumô, jogar sal no ringue, significa purificar o local de luta. Em Nm 18:19, o sal é apresentado como aliança perpétua entre Deus e o povo israelita.
- No ringue há uma delimitação circular. - Na cultura judaica, a circunferência representa lugar sagrado, onde se mantém contato com Deus.
- Na província de Ehime, no Japão é realizado hitori-sumô (sumô solitário). Dizem os competidores que é luta com espírito sagrado.
- Durante o treinamento, os lutadores de sumô exercitam-se golpeando um poste de madeira. Em Dt 16:21, aparece o detestável poste-ídolo, cujo nome era Aserá; algumas traduções grafam Asherá. A palavra poste em japonês é hashirá.
Veja o documentário produzido pela TV japonesa:
Fonte: http://gloria-aleluia.blogspot.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário