quarta-feira, 28 de março de 2012

Que lição de Jiu-Jitsu você aprendeu no primeiro episódio do TUF Brasil?

Lutadores TUF Brasil

A Globo exibiu ontem de noite o programa de lançamento do TUF Brasil, reality show do UFC que coloca frente à frente as equipes comandadas por Vitor Belfort e Wanderlei Silva. No primeiro episódio, 32 lutadores se digladiaram para definir os 16 que agora estão na casa, e não faltou adrenalina nos combates.

Diante de Dana White e dos capitães brazucas, o bicampeão mundial de Jiu-Jitsu Serginho Moraes usou a guarda 50/50 para dar o bote na perna de Thiago Rela e encerrar o duelo com uma chave de calcanhar.

“Eles fizeram uma luta que nunca vi igual. Os dois sentados, um dava o soco e outro revidava também com um soco. Eu nunca tinha visto essa posição no MMA”, comentou Wanderlei Silva, se referindo a guarda 50-50 usada por ambos os atletas, uma das principais aulas de Jiu-Jitsu dadas no programa da Globo.

“O detalhe foi que Serginho esperou o momento certo pra catar o pé do Rela. Quando deu o bote, ele ajustou o calcanhar no antebraço e esticou, o Rela nem bateu, ele gritou logo”, explicou o atual campeão mundial dos leves da IBJJF, Gilbert Durinho, um dos treinadores do time verde, de Vitor Belfort.

Já o cearense Godofredo Pepey, faixa-preta da equipe MG e invicto em 10 lutas foi rápido no gatilho e só precisou do primeiro round para finalizar Johnny Cabeça com um armlock por dentro do triângulo.

Outros que usaram a arte suave para definirem suas lutas foram Jonh Macapá, Rodrigo Damm e Cezar Mutante. O amapaense encaixou um armlock de dentro da guarda em Giovanni Soldado no primeiro giro e carimbou seu passaporte. Já o wrestler e faixa-preta Rodrigo Damm, que vinha levando um atraso na trocação contra Fabricio Guerreiro, usou suas habilidades no solo para decidir o embate com um mata-leão, enquanto Mutante trabalhou no solo até dar o bote no pescoço de Rodrigo Labareda e finalizar com uma guilhotina.

Emissora concorrente revela final do TUF

Os classificados do peso-pena foram Godofredo Pepey, Rony Jason, Hugo Wolverine, Rodrigo Damm, Wagner Galeto, John Teixeira, Anistávio Gasparzinho e Marcus Vinícius.

Já no peso médio, Francisco Massaranduba, Cezar Mutante, Daniel Sarafian, Tiago Bodão, Renée Forte, Delson Pé de Chumbo e Leonardo Macarrão garantiram lugar na casa do TUF Brasil. Confira os resultados do primeiro programa e se você perdeu o episódio clique aqui para assistir.

Hoje, o portal R7 tentou estragar a brincadeira e divulgou os quatro finalistas do TUF, segundo sua reportagem. Para não estragar “o fim da novela”, GRACIEMAG não vai repercutir as informações do portal da Record, rival da Globo.

E você leitor, deu para aprender algum macete de Jiu-Jitsu no primeiro TUF? Comente com a gente sua lição.

Resultados do primeiro episódio do TUF

Peso pena (66kg)
Godofredo Pepey finalizou Johnny Gonçalves com um arm-lock no triângulo no R1
Rony Jason Mariano venceu Dileno Lopes por TKO no R1
Hugo Wolverine venceu Alexandre Sangue por KO no R1
Rodrigo Damm finalizou Fabricio Guerreiro com um mata-leão no R2
Wagner Galeto venceu Fernando Guerra por decisão dos jurados
John Teixeira finalizou Giovanni Soldado com um arm-lock no R1
Anistávio Gasparzinho venceu Rafael Bueno por decisão unânime
Marcus Vinícius venceu Pedro Nobre por KO no R1

Peso médio (84kg)
Francisco Massaranduba venceu Charles Maicon por KO no R1
Cezar Mutante finalizou Gustavo Labareda com uma guilhotina no R2
Daniel Sarafian venceu Richardson Monstrão por decisão dos jurados
Sergio Moraes finalizou Thiago Rela com uma chave de calcanhar no R1
Tiago Bodão venceu João Paulo Tuba por decisão dos jurados
Renee Forte venceu Fabio Bolinho por decisão unânime dos jurados
Delson Pé de Chumbo venceu Gilberto Giba por decisão dos jurados
Leonardo Macarrão venceu Samuel Trindade por decisão unânime dos jurados.

Fonte: GracieMag Brasil

domingo, 25 de março de 2012

Estreia do TUF Brasil, reality do UFC, consolida o país como 'Meca do MMA'

Wanderlei e Belfort são os técnicos da 1ª edição do TUF Brasil, que estreia domingo
Wanderlei e Belfort são os técnicos da 1ª edição do TUF Brasil, que estreiou domingo

Sete anos e 14 edições após a estreia do reality show do UFC, o The Ultimate Fighter (TUF), Dana White e seus companheiros escolheram o Brasil para fazer sua primeira investida fora dos Estados Unidos. O famoso programa, um dos mais duradouros na TV norte-americana, teve início neste domingo - após a transmissão do BBB, na Globo - com a promessa de revelar novos talentos dos octógonos e consolidar o Brasil como segunda potência no MMA.

E, além dos candidatos a ganhar os dois contratos em disputa no programa, duas estrelas estarão no comando deles: lendas da modalidade, Vitor Belfort e Wanderlei Silva serão os técnicos do reality e se enfrentarão em uma revanche ao final da temporada.

Tudo isso ainda conta com todos os atrativos de um programa à lá Big Brother. A convivência em uma casa luxuosa, com a expectativa de muitos conchavos e brigas no período de cerca de dois meses de confinamento. E com o agravante de serem apenas homens na casa, com a rivalidade esquentando desde os lutadores até os técnicos.

“Como estamos em competição, já era esperado que rolassem divergências. É óbvio que não concordamos com tudo sempre, então houve um ou outro problema nas gravações”, confidenciou Wanderlei Silva, em meio ao mistério que ronda o reality. O paranaense perdeu para Belfort por nocaute na primeira luta entre eles, nos anos 90, e pede por uma revanche há anos.

O formato do TUF Brasil é muito semelhante ao que se via no reality norte-americano. Neste primeiro episódio, os 32 selecionados se enfrentam e o número de lutadores cai pela metade: oito pesos pena e oito pesos médio se classificarão para entrar na casa e, de fato, vivenciar o programa, divididos nas equipes de Wanderlei e Belfort.

A cada semana será transmitida a preparação dos lutadores e o período extra-treinos, com o convívio na casa. Ao final do episódio ocorre o combate, sempre em eliminatórias
até a final - a decisão será ao vivo e valendo os sonhados contratos com o Ultimate.

“No TUF teremos conteúdo, muito treino, dedicação”, promete Belfort. “Poder mostrar o outro lado do MMA para o telespectador será maravilhoso.”

Brasil como potência

Desde que retornou ao Brasil para o UFC Rio, em agosto de 2011, o evento não para de crescer no país, aproveitando a febre do MMA liderada por nomes como Anderson Silva e José Aldo. Um passo fundamental para consolidar o país como “nova Meca” do MMA, como disse o presidente Dana White, é a realização do TUF.

O TUF Brasil, o primeiro fora dos EUA, representa o primeiro passo de um grande plano do UFC, na tentativa de se globalizar. Índia, Austrália e Filipinas estão na lista para receber o reality show, o que permitirá num futuro não muito distante concretizar a realização de uma “Copa do Mundo” do Ultimate.

“O Brasil é um enorme mercado para nós, tem sido incrível tudo o que conquistamos e queremos fazer o máximo de eventos que pudermos”, afirmou Dana White, sobre o reality show e o crescimento do país, que pode passar o Canadá na vice-liderança, atrás dos EUA.

A relação mais próxima com os brasileiros teve início em agosto do ano passado, com o UFC Rio. Menos de um ano depois, já está programada a terceira edição no Rio de Janeiro, para a final do TUF. O Engenhão vai receber no dia 23 de junho a disputa dos técnicos e terá como luta principal Anderson Silva x Chael Sonnen, com expectativa de que seja o maior evento da história do Ultimate, com recorde de público.

“O povo brasileiro já adora o MMA, mas com este reality a repercussão vai ser ainda maior para consolidar o esporte”, disse Wanderlei. “Eu tive muito reconhecimento no Japão, por causa do Pride, e tenho certeza de que a entrada na TV aberta fará com que isso se repita.”

Confira quem garantiu vaga no TUF Brasil

Dos 32 lutadores que começaram o The Ultimate Fighter Brasil - Em busca de campeões, metade já está fora. O primeiro episódio, exibido pela TV Globo neste domingo, decidiu os lutadores que vão participar do programa até o fim. Os vencedores das 16 lutas, oito do peso-médio e oito do peso-pena, agora serão divididos em dois times, um comandado por Wanderlei Silva e outro por Vitor Belfort.

Os atletas vão se enfrentar em novas lutas eliminatórias até que restem dois finalistas de cada categoria. Os perdedores entre esses 16 seguem na casa, treinam normalmente, e podem voltar à disputa caso alguém se machuque. O evento final será disputado no Engenhão, no Rio de Janeiro, e os campeões serão automaticamente contratados pelo UFC.

vencedores TUF primeira etapa (Foto: Divulgação - TUF Brasil) 
Os 16 vencedores que vão para a casa do TUF Brasil

Pelo peso-pena, se classificaram Rony Jason, Godofredo Pepey, Hugo Wolverine, Rodrigo Damm, Wagner Galeto, Anistávio Gasparzinho, John Teixeira e Marcus Vina. Nos médios, passaram para a próxima fase Francisco Massaranduba, Cezar Mutante, Daniel Sarafian, Sergio Moraes, Tiago Bodão, Delson Pé de Chumbo, Renée Forte e Leonardo Macarrão.

Fonte: UOL Esporte

quarta-feira, 21 de março de 2012

Conheça os 10 melhores lutadores de MMA da atualidade e entenda o ranking peso-por-peso

Com o público cada vez maior de MMA no Brasil, alguns termos do esporte estão se tornando populares, principalmente para quem acompanha as transmissões na TV. No entanto, nem todas as nomenclatura do esporte são completamente entendidas por esse público mais novo, então vou usar esse post para explicar uma das mais comuns: o pound-for-pound, ou peso-por-peso, ou P4P.

Basicamente esse termo é utilizado para designar os melhores lutadores dentre todas as categorias de peso. Ele foi herdado do boxe, que tem uma longa tradição nesse tipo de ranking, e consolidado ao longo dessas últimas duas décadas no MMA.

Agora, nada melhor do que dar o ranking peso-por-peso do MMA para exemplificar. Esse será o primeiro ranking do blog e usei como base os principais e mais renomados sites norte-americanos. Também tem alguns pitacos do blog no meio.

Para se fazer esse top 10, é levado em consideração os melhores lutadores de cada categoria entre todos os torneios e analisada a qualidade de cada um, independente do peso. É avaliada a capacidade técnica deles no MMA, o desempenho em suas últimas lutas, assim como o nível dos adversários que foram vencidos.

Claro que como em qualquer ranking subjetivo, haverá muita discussão. Por isso, convido você, internauta, a dar seu pitaco nos comentários ali abaixo após ver o ranking.

  

Fonte: UOL Esporte

quarta-feira, 14 de março de 2012

MMA ganha o horário nobre da Rede Globo

Treinadores do TUF, Belfort e Wand em foto do UFC.

A TV Globo divulgou na segunda os nomes dos 32 participantes do reality show “The Ultimate Fighter”, que vai ao ar a partir de 25 de março, aos domingos. E lutadores de Jiu-Jitsu e MMA dos quatro cantos do país estão presentes, divididos em duas categorias, peso-pena (até 66kg) e peso médio (84kg), comandadas pelo lutadores Vitor Belfort e Wanderlei Silva.

Como destaques, feras como os cearenses Godofredo Pepey e Renée Forte, além dos potiguares Rony Jason e Anistávio Gasparzinho, se juntam aos mais renomados Rodrigo Damm e os campeões mundiais de Jiu-Jitsu na faixa-preta Serginho Moraes e Delson Pé de Chumbo. As gravações já estão rolando, mas só vamos saber tudo depois da exibição do programa, no horário nobre dos domingos.

O evento promete muita adrenalina, como afirmou o presidente do UFC, Dana White, em fevereiro. “Eu acabei de assistir a uma das melhores lutas que já vi. Será uma temporada louca”, adianta.

Confira a chamada do programa e fique ligado no Guerreiro Famoso para saber tudo sobre o TUF Brasil:


LUTADORES ESCALADOS PARA O TUF BRASIL

Peso médio:

Serginho Moraes
Cezar “Mutante”
Leonardo “Macarrão” Mafra
Daniel Sarafin
Gustavo “Labareda” Sampaio
Richardson “Monstrão” Moreira
Fabio “Bolinho”
Renee Forte
João Paulo Tuba
Francisco “Massaranduba”
Thiago Rela
Charles Maicon
Gilberto Galvão “Giba”
Thiago “Bodão” Perpétuo
Samuel Trindade
Delson Heleno “Pé de Chumbo”

Peso pena:

Alexandre “Sangue” Ramos
Rony “Jason”
Godofredo “Pepey”
Marcos Vinicius “Vina”
Anistávio “Gasparzinho”
Johnny “Cabeça” Gonçalves
Hugo “Wolverine” Viana
Fernando Duarte Guerra
Rodrigo Damm
John Teixeira
Rafael Bueno
Wagner “Galeto” Campos
Pedrinho Nobre
Fabrício de Assis Costa da Silva “Guerreiro”
Dileno Lopes
Giovanni “Soldado”

Fonte: GracieMag Brasil

quinta-feira, 8 de março de 2012

UFC 146 promete ser um dos maiores eventos do ano

Pezão treinando com Cigano para o UFC 146

O UFC 146 está se transformando em um dos maiores eventos do ano, ainda mais para os brasileiros. Os duelos Frank Mir vs. Cain Velasquez e Antonio Pezão vs. Roy Nelson foram adicionados nesta quarta-feira ao card principal desse UFC que promete ser um dos melhores do ano.

Além de Cigano e Pezão, o campeão do último The Ultimate Fighter, Diego Brandão, também está no card. Os outros três representantes do país são Glover Teixeira, Gabriel Napão e Edson Barboza - este último, responsável pelo nocaute espetacular do UFC Rio 2.

O UFC 146 acontecerá no dia 26 de maio, em Las Vegas. Na luta principal da noite, Junior Cigano defenderá seu cinturão dos pesos pesados contra Alistair Overeem, já de olho no confronto entre Mir e Velasquez, que definirá o próximo desafiante da categoria.

Veja abaixo o card completo do evento:

Junior Cigano vs. Alistair Overeem
Frank Mir vs. Cain Velasquez
Edson Barboza vs. Evan Dunham
Roy Nelson vs. Antônio Silva
Dan Hardy vs. Duane "Bang" Ludwig
Diego Brandao vs. Darren Elkins
C.B. Dollaway vs. Jason Miller
Shane Del Rosario vs. Gabriel Gonzaga
Kyle Kingsbury vs. Glover Teixeira
Paul Sass vs. Jacob Volkmann

terça-feira, 6 de março de 2012

A posição que fez de Ronaldo Jacaré um campeão de Jiu-Jitsu e MMA

Ronaldo Jacare celebra no Strikeforce em foto de Esther Lin Divulgacao
Ronaldo Jacaré celebra vitória na jaula do Strikeforce

A trajetória vitoriosa de Ronaldo “Jacaré” Souza no Jiu-Jitsu não tem muitos segredos. Assíduo na mídia especializada desde a faixa-roxa, o astro do Strikeforce baseou seu sucesso como lutador em três pilares básicos: dedicação total, paixão pela arte suave e muita pressão – no chão e em pé.

Foi a partir dessa pressão contínua e quase irrefreável que o pupilo de Henrique Machado desenvolveu uma passagem de guarda sólida, que o leva a rastejar para cima do oponente ignorando os obstáculos no caminho.

Passe a guarda e finalize do lado

Durante um seminário no ano passado, no QG da loja de seu empresário Gilberto Faria, a Jiu-Jitsu Pro Gear, Jaca deu um rola e mostrou seu método preferido de passar a guarda. Primeiro derrubar, e cair já se ajeitando. Então transpor as pernas sem dar espaços e, do lado, botar pressão para pegar.


Neste segundo vídeo, Jacaré ensina que o macete é finalizar com os meios que o adversário oferecer. Confira a eficiência do seu estrangulamento ezequiel. Depois, comente: qual é seu macete favorito para botar pressão no adversário? Ensine você também para os demais.


A vitória do Jacaré no Strikeforce deste último sábado

A última vitória de Jacaré foi contra Bristol Marunde, no Strikeforce, sábado passado, em Ohio. Ronaldo Jacaré usou bem a trocação, mas foi com o Jiu-Jitsu, sua principal habilidade, que o faixa-preta finalizou. Um katagatame garantiu o triunfo, na terceira parcial.


Fonte: GracieMag Brasil

domingo, 4 de março de 2012

Wladimir Klitschko conquista 50º nocaute da carreira e mantém cinturão dos pesados

Klitschko acerta soco no rosto de Jean-Marc Mormeck em luta realizada na Alemanha
Klitschko acerta soco no rosto de Jean-Marc Mormeck em luta realizada na Alemanha

Antes do combate contra o desafiante francês Jean-Marc Mormeck, neste sábado, o ucraniano Wladimir Klitschko não prometeu nocaute. Nem precisou. A luta, realizada em Duesseldorf, na Alemanha, durou apenas quatro rounds. O suficiente para Mormeck abusar dos clinches e tomar alguns socos do ucraniano. No meio do quarto assalto, uma sequência de três socos derrubou o francês, e deu a Klitschko o 50º nocaute de sua carreira.

Assim, ele manteve seus quatro cinturões entre os pesos pesados: Federação Internacional de Boxe (FIB), Organização Mundial de Boxe (OMB), Organização Internacional de Boxe (OIB) e Associação Mundial de Boxe (AMB) e chegou a sua 57ª vitória (além de 3 derrotas) no boxe.

Desde o início do combate, Jean-Marc mostrou que entrou no ringue disposto a evitar duros golpes do adversário. No primeiro assalto a tarefa foi bem cumprida, e o máximo que o atual campeão conseguiu foi se irritar. No round seguinte, no entanto, Mormeck foi ao chão pela primeira vez após um soco de direita. O árbitro abriu contagem, mas o pugilista se levantou e seguiu "agarrando" seu rival, em uma estratégia de defesa.

Depois de dominar o terceiro round, Klitschko acabou com a brincadeira na sequência. Distribuiu duros golpes no rosto de seu desafiante. Na última das sequências, encaixou uma esquerda e uma direita na ponta do queixo. Por último, outra esquerda, apenas para derrubar Jean-Marc. O árbitro mais uma vez abriu contagem e, desta vez, encerrou a luta, já que o francês não demonstrou condições de continuar no combate.

Klitschko nocauteando Mormeck

Esta foi a 15ª quinta vitória consecutiva do ucraniano, que segue soberano na categoria. O último revés dele foi em 2004, para o norte-americano Lamon Brewster. Já o pugilista francês perdeu pela quinta vez, além de 36 vitórias - 22 por nocaute.

Veja como foi a vitória de Klitschko no vídeo abaixo:


Assista também aos melhores momentos de Wladimir Klitschko, e relembre suas vitórias, nesse outro vídeo:


Fonte: UOL Esporte