sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Overeem arrasa Lesnar no primeiro round e será desafiante ao cinturão de Cigano

Alistair Overeem venceu seu primeiro combate no UFC, diante do ex-campeão Lesnar
Alistair Overeem venceu seu primeiro combate no UFC, diante do ex-campeão Lesnar

Em sua estreia no UFC, o holandês Alistair Overeem mostrou uma estratégia antiga: usar sua habilidade na luta em pé para minar o adversário. Foi assim que ele venceu o norte-americano Brock Lesnar, no primeiro round do evento principal do UFC 141.

> Overeem vs. Lesnar gifs (pics) - Photo posted in BX SportsCenter | Sign in and leave a comment below!
Overeem vencendo Lesnar

Overeem, que fazia sua aguardada estreia no maior evento de MMA do mundo, começou a luta sendo surpreendido por Lesnar. Mas, mesmo com um corte no olho direito, o holandês foi para cima do rival. E, com um chute no abdômen, ele colocou o gigante no chão antes de dar início à sequência que encerrou o duelo.

Holandês Alistair Overeem ataca Brock Lesnar durante a vitória por nocaute no UFC 141
Overeem ataca Brock Lesnar durante a vitória por nocaute no UFC 141

Com a vitória, Overeem se credencia para lutar pelo cinturão dos pesos-pesados. O adversário será o brasileiro Júnior Cigano dos Santos, que se consagrou campeão em novembro. O duelo ainda não tem data para acontecer, já que Cigano ainda se recupera de uma cirurgia no joelho.

Depois da luta, o holandês foi questionado sobre o confronto com o brasileiro, mas preferiu não entrar em detalhes. "Ele será o próximo", disse ainda no octógono.

Brock Lesnar, por sua vez, aproveitou o momento para anunciar o fim da carreira. O ex-campeão sofreu nos últimos dois anos com problemas de saúde - teve diverticulite - e revelou que já havia prometido à esposa que pararia em caso de derrota.

"Falei que, se vencesse, ainda teria a luta pelo título. Mas perdi, então a hora chegou. Senhoras e senhores, Brock Lesnar se aposenta agora", disse o lutador, que ficou famoso nos Estados Unidos como estrela de um telecatch.

Confira os resultados do UFC 141:

Card Principal:

Brock Lesnar vs Alistair Overeem - TKO
Nate Diaz vs Donald Cerrone - Decisão unânime
Jon Fitch vs Johny Hendricks - KO
Vladimir Matyushenko vs Alexander Gustafsson - TKO
Nam Phan vs Jimy Hettes - Decisão unânime

Card Preliminar:

Ross Pearson vs Junior Assunção - Decisão unânime
Anthony Njokuani vs Danny Castillo - Decisão dividida
Dong Hyun Kim vs Sean Pierson - Decisão
Jacob Volkmann vs Efrain Escudero - Decisão unânime
Manny Gamburyan vs Diego Nunes - Decisão unânime

Fonte: ESPN Brasil

UFC fecha ano com 'duelo de gigantes' para decidir quem desafia Júnior Cigano

Para encerrar a temporada 2011, o UFC escolheu dois pesos pesados para protagonizarem a luta principal do show, esta noite, em Las Vegas.

Lesnar e Overeem são dois dos maiores lutadores de MMA em atividade
Lesnar e Overeem são dois dos maiores lutadores de MMA em atividade

De volta após sérios problemas de saúde, Brock Lesnar terá pela frente Alistair Overeem, que em 2010 faturou os títulos do Strikeforce, DREAM e K-1.

O vencedor garante a chance de disputar o cinturão dos pesos pesados da organização, em poder de Junior Cigano.

Outro confronto, porém, pode acabar roubando a cena: trata-se do duelo entre os pesos leves Nate Diaz e Donald Cerrone.

Depois de provocar Cerrone, Nate Diaz teve problemas para bater peso
Depois de provocar Cerrone, Nate Diaz teve problemas para bater peso

O clima entre eles esquentou na coletiva de imprensa, dois dias antes do combate, com Diaz derrubando o chapéu de caubói de Cerrone.

Dana White teve que separar para evitar que a luta começasse ali mesmo.

Três brasileiros estão no card: Junior Assunção terá pela frente Ross Pearson, Diego Nunes vai encarar Manny Gamburyan e Luis Beição lutará contra Matt Riddle.

O evento terá início a partir das 22h15, horário de Brasília.


Veja abaixo o card completo do show:

Card principal

Brock Lesnar vs Alistair Overeem;
Nate Diaz vs Donald Cerrone;
Jon Fitch vs Johny Hendricks;
Vladimir Matyushenko vs Alexander Gustafsson;
Nam Phan vs Jimy Hettes;

Card Preliminar

Ross Pearson vs Junior Assunção;
Danny Castillo vs Anthony Njokuani;
Dong Hyun Kim vs Sean Pierson;
Jacob Volkmann vs Efrain Escudero;
Matt Riddle vs Luis Ramos;
Manvel Gamburyan vs Diego Nunes.

Fonte: ESPN Brasil

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Se você já elegeu o nocaute do ano, melhor ver esses antes

O ano de 2011 foi rico em nocautes espetaculares, no UFC e alhures. Mas, se você já tinha escolhido o seu preferido, de repente vai rever seu voto.

Pelo evento League S-70 Fight Nights, que rolou no dia 22 de dezembro, em Volgograd, na Rússia, o novato Adam Aliev encarou o mais experiente Alexei Belyaev e soltou uma sapatada de Natal espetacular, daquelas de derrubar uma rena. Confira a seguir:


No Desafio dos Imortais, transmitido pelo Esporte Interativo, Cairo Rocha acerta lindo golpe de capoeira e manda o adversário pra lona. Se você acha que a ressaca do Natal é o que derruba, não viu essa chapuletada aqui, ó... Confira:


E aí? Qual seu nocaute preferido agora?

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

UFC cria divisão de pesos mosca e fará 'semifinais' em março para definir campeão

Joseph Benavidez é um dos candidatos ao cinturão de peso-mosca

O UFC passará a ter mais uma categoria a partir de março de 2012. A divisão de pesos mosca terá lutadores até 125 libras, o equivalente a 56,7 kg. No primeiro evento da categoria serão compostos por aletas que já fazem parte da organização, mas lutam na categoria dos galos, até 61 kg.

Para definir o primeiro campeão dos pesos mosca, haverá uma espécie de semifinal. No dia 3 de março, Ian McCall enfrentará Demetrius Johnson, e Joseph Benavidez vai encarar Yasuhiro Urushitani. Os vencedores destas lutas disputarão o primeiro combate pelo cinturão da nova categoria.

Em 20 de dezembro de 2010, o UFC anunciou que absorveria as categorias peso-galo e peso-pena do WEC. O norte-americano Dominick Cruz e o brasileiro José Aldo são os donos dos títulos destas divisões.

Fonte: ESPN Brasil

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Irmão de Fedor volta a vencer

Dono de um ótimo boxe e considerado uma das grandes pedreiras do Pride – onde enfileirou feras como Carlão Barreto, Assuério Silva, Sergei Kharitonov, etc – Alexsander Emelianenko não sentia o gosto da vitória desde maio de 2010. Depois de ter levado dois nocautes seguidos, um em apenas 23 segundos, no mês passado, o irmão de Fedor reencontrou o triunfo nesta quarta-feira, no Cazaquistão. No evento Bushido 50, Alexsander surpreendeu Tolegen Akylbekov com uma kimura, em sua 18ª vitória na carreira.


Fonte: GracieMag Brasil

domingo, 18 de dezembro de 2011

Cris Cyborg vence japonesa com nocaute em apenas 16 segundos e mantém cinturão

Cris Cyborg comemora depois de nocautear a japonesa Hiroko Yamanaka no Strikeforce
Cris Cyborg comemora depois de nocautear a japonesa Hiroko Yamanaka no Strikeforce

Após ficar 18 meses afastada dos ringues, a lutadora brasileira Cris Cyborg quase não teve muito tempo para sentir o gosto da luta na noite deste sábado e precisou de apenas 16 segundos para derrotar a japonesa Hiroko Yamanaka e manter o cinturão do Strikeforce em San Diego, nos Estados Unidos.

Se Cyborg disse antes da luta que pretendia um nocaute rápido, ela conseguiu cumprir bem a meta, foi para cima logo no início e derrubou a rival com apenas dois socos, antes de começar a golpear no chão.

Yamanaka ainda conseguiu se levantar, mas levou outra série de socos da brasileira e foi mais uma vez ao chão, com o árbitro interrompendo o confronto e decretando o nocaute para a atual campeã do peso pena.

Japonesa Hiroko Yamanaka tenta escapar de golpe da lutadora brasileira Cris Cyborg

“Estou muito feliz. Eu treinei duro por um ano e meio, e quero lutar mais. Este foi um presente de Natal para vocês”, comemorou a lutadora brasileira após o triunfo.

Questionada sobre a expectativa de lutar contra a norte-americana Ronda Rousey, ex-judoca que foi medalhista de ouro nos Jogos Pan-Americanos Rio-2007, a brasileira não se intimidou.

“Acho que ele fala muito. Estou pronta independentemente de onde e quando”, afirmou a brasileira que tem 11 vitórias e apenas uma derrota na carreira.

Fonte: UOL Esporte

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Vitor Belfort e Wanderlei Silva serão os treinadores do TUF e farão revanche em junho

O presidente do UFC, Dana White, anunciou nesta terça-feira que os brasileiros Vitor Belfort e Wanderlei Silva serão os treinadores da primeira edição do reality show Ultimate Fighter no país. Os dois lutadores são da categoria dos médios e devem se enfrentar no episódio final do programa.

O Ultimate Fighter Brasil terá duas categorias – médios e penas – e começará no dia 25 de março. A final será em junho, em um evento especial que deve ser realizado no estádio do Morumbi, em São Paulo.

O TUF, como é conhecido o reality show, começou em 2005 e reúne os lutadores em um centro de treinamento, nos moldes do Big Brother Brasil. Os campeões da cada categoria ganham um contrato com o UFC.

Wanderlei Silva e Vitor Belfort farão revanche após 14 anos
Wanderlei Silva e Vitor Belfort farão revanche após 14 anos

“Esse show vai ser um grande sucesso aqui no Brasil. Eles vão lutar um contra o outro, sim”, disse Dana White, referindo-se ao combate entre os dois lutadores brasileiros.

“No final do programa os técnicos se enfrentam e eu estou esperando essa revanche. Sabia que uma hora ou outra ela iria chegar”, disse Wanderlei Silva, que perdeu para Belfort em 1998, na primeira edição do UFC no Brasil

“É uma honra lutar contra o Wanderlei. O importante é fazer uma grande luta. Encaro como uma luta, não como uma revanche”, disse Belfort.

Fonte: ESPN Brasil

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Jones finaliza Lyoto em noite trágica para o Brasil no UFC 140

Jones encaixa guilhotina em Lyoto

Desde que o card do UFC 140 foi montado, já se esperava um evento tenso para o Brasil. Realizado neste sábado, no Canadá, o show acabou tendo os temores sendo cumpridos, e de uma maneira bem amarga.

A única vitória brasileira ficou por conta de Rogério Minotouro, que se apresentou muito bem diante de Tito Ortiz, conseguindo um nocaute técnico no primeiro round após encaixar uma forte joelhada nas costelas do americano, castigando-o com socos, e obrigando a interrupção do árbitro. Uma excelente atuação de Minotouro.

Antonio Rogerio Nogueira (Punches to the Body) Tito Ortiz - UFC 140
Minotouro castigando Tito com socos nas costelas

Mas a alegria brasileira acabou por aí...

Rodrigo Minotauro subiu ao octógono logo em seguida para encarar Frank Mir, e começou bem. Movimentando-se melhor, era nítida a evolução do brasileiro em relação à sua última luta. Em uma troca de golpes, Minota conectou bons golpes em Mir, que sentiu e caiu.

Após disparar alguns socos, Minotauro deixou de agredi-lo para tentar uma finalização, e cometeu o grande erro da luta. Mir se defendeu, usou toda sua técnica de chão para conseguir algo inédito na história do MMA: encaixou uma kimura e foi o primeiro lutador a finalizar Minotauro em toda sua carreira no esporte.

Mir encaixando a kimura e fraturando o braço do Minotauro

Além da derrota, o saldo foi um osso quebrado na altura do bíceps. Minotauro está no hospital e, segundo Luiz Dórea, ele passa bem e está sendo medicado.

E a última luta da noite teve mais um fim trágico para o Brasil.

Lyoto Machida até começou bem contra Jon Jones, em disputa que valia o título dos meio-pesados. O brasileiro frustrou o campeão no primeiro round, conseguindo manter uma boa distância e se esquivar de seus principais ataques. Lyoto ainda conectava os melhores golpes, e a luta parecia ter um resultado promissor.

Mas Jones voltou melhor no segundo round. Após um período de equilíibrio, o campeão derrubou Lyoto e lhe acertou uma cotovelada, abrindo um enorme corte em sua testa. A partir daí, Jones ganhou confiança, e após uma troca de golpes, encaixou uma guilhotina em pé no brasileiro, que não desistiu e acabou apagando, selando a vitória de Jones no segundo round.

Jones encaixando a guilhotina em Lyoto

Mais uma grande vitória de Jones, que encerra este ano de maneira fenomenal. Venceu Ryan Bader, Mauricio Shogun, Rampage Jackson e Lyoto Machida.

Seu próximo adversário deve ser Dan Henderson. Não é bom duvidar do talento do "coroa" Henderson, que vem de vitórias sobre Babalu, Feijão, Fedor e Shogun, mas Jones entraria nesse combate com um amplo favoritismo.

E não, não acho que Jones vs Anderson Silva acontecerá tão cedo. Só acontecerá se Jones emplacar mais uma três excelentes vitórias e oferecerem um caminhão de dinheiro ao brasileiro. Seria a única luta onde Jones não entraria como favorito em sua categoria. Mas até lá muita coisa deve acontecer.

Confira os resultados do UFC 140:
Meio-pesados: Jon Jones (EUA) vence Lyoto Machida (BRA), por finalização no 2º round
Pesados: Frank Mir (EUA) vence Rodrigo Minotauro (BRA), por finalização no 1º round
Meio-pesados: Rogério Minotouro (BRA) vence Tito Ortiz (EUA), por nocaute no 1º round
Meio-médios: Brian Ebersole (EUA) vence Claude Patrick (CAN), por pontos
Penas: Chang Sung Jung (CDS) vence Mark Hominick (EUA), por nocaute no 1º round
Meio-pesados: Igor Pokrajac (CRO) vence Krzysztof Soszynski (POL), por nocaute no 1º round
Médios: Constantinos Philippou (CHP) vence Jared Hamman (EUA), por nocaute no 1º round
Leves: Dennis Hallman (EUA) vence John Makdessi (CAN), por finalização no 1º round
Galos: Yves Jabouin (CAN) vence Walel Watson (EUA), por pontos
Leves: Mark Bocek (CAN) vence Nik Lentz (EUA), por pontos
Meio-médios: Jake Hecht (EUA) vence Rich Attonito (EUA), por nocaute no 2º assalto
Leves: John Cholish (EUA) vence Mitch Clarke (CAN), por nocaute no 2º round

Fonte: ESPN Brasil

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Palpites para o UFC 140


Amanhã, sábado, é dia de Jon Jones vs. Lyoto Machida, e de se reunir com os amigos para acompanhar um confere daqueles.

A luta principal do UFC 140, em Toronto, no Canadá, é capaz de não dever nada a outros grandes combates de 2011, como Frank Edgar vs. Gray Maynard, Junior Cigano vs. Cain Velasquez, Dan Henderson vs. Shogun etc.

Qual será o desfecho? Pode o karatê desconcertante de Machida atacar o jogo sem erros de Jon Jones como um vírus?

Jon Jones e Lyoto Machida se encaram durante pesagem do UFC

Jones já atropelou dois adversários este ano, primeiro ao tomar o cinturão de Mauricio Shogun, e na segunda ao defender o título, superando Quinton Jackson. Já Lyoto Machida aplicou um chute frontal espetacular sobre Randy Couture, em abril. Golpe que catapultou o karateca para a disputa do cinturão.

E nas outras lutas, como a revanche entre Rodrigo Minotauro e Frank Mir? Que emoções nos reservam?

Com vocês, então, e seja o que Deus e Dana White quiserem, nossos palpites para o UFC 140! Não deixe de comentar, leitor, se concorda conosco ou acha que embirutamos de vez.

UFC 140
Toronto, Canadá
10 de dezembro de 2011

1) Jon Jones vs Lyoto Machida
Palpite: Jon Jones (decisão dos jurados)

2) Frank Mir vs Rodrigo Nogueira
Palpite: Rodrigo Minotauro

3) Tito Ortiz vs Rogério Nogueira
Palpite: Rogério Minotouro

4) Claude Patrick vs Brian Ebersole
Palpite: Brian Ebersole

5) Mark Hominick vs Chan Sung Jung
Palpite: Mark Hominick

Preliminar (Ion Television)

6) Krzysztof Soszynski vs Igor Pokrajac
Palpite: Krzysztof Soszynski

7) Jared Hamman vs Constantinos Philippou
Palpite: Jared Hamman

8) John Makdessi vs Dennis Hallman
Palpite: John Makdessi

9) Yves Jabouin vs Walel Watson
Palpite: Walel Watson

Preliminar (Facebook)

10) Mark Bocek vs Nik Lentz
Palpite: Marck Bocek

11) Rich Attonito vs Jake Hecht
Palpite: Rich Attonito

12) Mitch Clarke vs John Cholish
Palpite: Mitch Clarke


Fonte: GracieMag Brasil

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Draculino mostra 54 técnicas em menos de 12 minutos

Já imaginou aprender diversos ataques da guarda, da passagem, da imobilização… tudo isso em menos de 12 minutos?

O faixa-preta da Gracie Barra, Vinícius "Draculino" Magalhães torna isso possível. Confira no vídeo abaixo:


Confira abaixo os movimentos ensinados no vídeo (em inglês):

Classic Baiana takedown
Twisted Baiana takedown
Hook trap Baiana takedown
Elbow hit Baiana takedown
High crotch with elbow trap
High crotch with grip release
Ippon seioi nage with reversed grip
Modified ko uchi gari
Counter attack of the high crotch with sumi gaeshi
High crotch kimura counter
Basic stand up passing
Stand up guard passing with one arm trapped
Cross knee guard pass
Esgrima guard pass with kata gatame finish
Squeezing the lemon guard pass
Arm pull up guard pass
Reversed half guard pass
Toreando spider guard pass
Spinning guard pass with submission
Spinning guard pass with back control
Guard pass by pushing the knee
Leg bar from the guard pass
Crossed foot lock from the knee guard pass
Baseball choke using the same lapel
Magic grip from side control to the back choke
Side guillotine with lapel grip
Lapel choke with hands switch
Cowboy choke from knee on chest position
Modified cowboy choke from knee on chest position
Step over choke
Side control triangle with arm lock submission
Side control modified triangle with arm lock submission
Opposite lapel choke with elbow pressure
Reversed shoulder choke with neck pressure
Triangle choke from side control
Killer choke
Calf choke from the guard
Reversed choke with reversal
Rocket sweep
Modified kimura from the closed guard
Loop lapel choke from closed guard
Modified laped choke from closed guard
Choke with just one hand on the collar
Bizarre choke with reversal
Arm bar through ankle grab (stand) sweep
Sweep by pressuring hips on the knee
Foot lock from omoplata sweep
Cambalhota sweep from omoplata
Simple lagartixa sweep
Variation from the lagartixa sweep
High knee sweep from spider guard with guard pass
Modified S sweep from spider guard with guard pass
Reversed half guard sweep from spider guard
Going to the back with the outside hook
Kick up sweep from the spider guard


Fonte: GracieMag Brasil

Omoplata sem Kimono com Guilherme Mendes

Guilherme Mendes é um faixa preta de jiu-jitsu brasileiro da equipe Atos, famoso e um dos melhores "peso pluma" (featherweights) no mundo. Ele também é irmão de outra personalidade esportiva, 2x campeão do Mundial Pro Jiu Jitsu Cup Rafael Mendes .

Veja agora, Guilherme Mendes, ensinando uma boa finalização; uma omoplata sem kimono.


Se você ainda não conhece ainda os irmãos Mendes, veja o vídeo abaixo com os destaques dos campeões mundiais:

Diego Brandão finaliza americano e vence 14ª temporada do TUF

Diego Brandão, o Ceará, era pura emoção logo após a finalização contra Dennis Bermudez, no TUF Finale 14. Além se sagrar como primeiro brasileiro campeão do reality show, o faixa-preta garantiu contrato com o UFC numa campanha perfeita. Durante o programa, nocauteou três vezes no primeiro round. Na final do TUF, neste sábado, um armlock no primeiro assalto o levou ao triunfo. Para completar, Brandão faturou os bônus de melhor luta da noite e o de finalização.

Diego Brandão aplica bela queda em Bermudez

"Quando caí, esperei o momento de encaixar a chave de braço", descreveu.


Diego Brandão aplicando a chave de braço em Bermudez

Com 80 mil dólares por conta das bonificações, mais a bolsa – de valor ainda não declarado -, o faixa-preta espera realizar o desejo que serviu como combustível para as vitórias.

"Fiz uma promessa quando estava na casa. Vou doar 15 mil dólares, que no Brasil dá algo próximo de 30 mil reais. Vou doar a crianças com câncer no Brasil e vou visitá-las nos hospitais. Espero fazer um Natal melhor para as crianças neste ano, porque não tive um feliz. Meu pai faleceu", contou o lutador de Manaus ao MMAJunkie.

"A missão está cumprida. Por três anos foi uma guerra para mim aqui nos EUA. Não via a minha família, aprendi a falar inglês… É duro. Não fui à escola quando era mais jovem. Trabalhei duro para a minha família sobreviver", disse.

Diego Brandão lutou bem e conseguiu uma bela finalização contra Bermudez

Com a vitória, Diego é mais um manauara na categoria de penas do UFC. José Aldo, atual campeão, também é de Manaus.

Veja todos os resultados da noite no TUF Finale 14:

Card principal:
Michael Bisping nocauteou Jason Miller no 3º round;
Diego Brandão finalizou Dennis Bermudez com um armlock no 1º round;
John Dodson nocauteou TJ Dillashaw no 1º round;
Tony Ferguson derrotou Yves Edwards por decisão unânime dos jurados;
Johnny Bedford nocauteou Louis Gaudinot por nocaute técnico no 3º round.

Card preliminar:
Marcus Brimage derrotou Stephen Bass por decisão unânime dos jurados;
John Albert nocauteou Dustin Pague por nocaute técnico no 1º round;
Roland Delorme finalizou Josh Ferguson com um mata-leão no 3º round;
Steven Siler derrotou Josh Clopton por decisão unânime dos jurados;
Bryan Caraway finalizou Dustin Neace com um mata-leão no 2º round.

Fonte: GracieMag Brasil